Em evento com Lula, Evandro diz que herdou equipamentos de saúde sem funcionar e agradece parceria
Em discurso a Lula, Evandro cita retomada de serviços parados e agradece parceria entre Prefeitura, Estado e União
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), participa na manhã desta quarta-feira, 3, da cerimônia que anuncia novos investimentos federais na educação do Ceará. O evento, iniciado por volta das 10h, conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Lula entregou a Carteira Nacional do Docente e autorizou obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
Durante a solenidade, Evandro citou a situação de dificuldade registrada no Instituto José Frota (IJF) e em outros serviços da Capital no início deste ano, quando o petista assumiu a Prefeitura de Fortaleza.
- Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO
Prefeito cita parceria e retomada de equipamentos
Ao iniciar o discurso, o prefeito saudou as autoridades e destacou a presença do presidente, se referindo a ele como “a maior liderança da América Latina”. Ele ressaltou que apresentou ao Governo Federal, no início do ano, a situação de desigualdade e de precariedade de serviços na Capital.
“Fortaleza, cidade essa feita por tantos contrastes, por tantas desigualdades. E que no início do ano, quando nós assumimos a Prefeitura de Fortaleza, nós dissemos ao senhor, presidente, para o ministro Camilo e para o governador Elmano, o quão seria importante essa parceria para que a gente pudesse superar todos esses desafios”, afirmou Leitão.
Foi nesse contexto que Evandro citou a existência de estruturas e equipamentos públicos que estavam inoperantes. “Nós tínhamos unidades, equipamentos da saúde que não estavam funcionando”, disse, ao defender que a articulação entre o Município, o Estado e a União foi determinante para a retomada de serviços na Capital.
Assista o evento completo
IJF e Santa Casa citados como exemplo
O prefeito lembrou que encontrou o Instituto Dr. José Frota (IJF) com falhas graves na assistência. “No início do ano, tínhamos o maior hospital da nossa cidade, um dos maiores do Brasil, que faltava alimentação dos acompanhantes e para os pacientes, o nosso hospital IJF”, relatou.
Ele também mencionou a Santa Casa de Misericórdia. “Nós tínhamos a Santa Casa que estava fechando, que tem 254 leitos, que tinha apenas oito funcionando”. Segundo Evandro, esses problemas foram superados. “Foi graças ao senhor e ao governador Elmano que nós conseguimos superar todos esses desafios, e hoje todos esses equipamentos estão funcionando”.
Leitão ainda agradeceu pelos investimentos habitacionais na Capital. “Muito obrigado, presidente, muito obrigado pelas 3 mil moradias que nós estaremos entregando no próximo ano”. Ele encerrou reforçando a necessidade de continuidade da parceria entre as instâncias. “É dessa forma — unidos, juntos — que nós poderemos enfrentar todos os desafios".
Acompanhe as últimas notícias no O POVO News:
Assista também clicando aqui.