Após TRE-CE rejeitar cassação, Glêdson agradece apoio e acusa adversários de "distorcerem fatos"
Prefeito de Juazeiro do Norte podia ter mandato cassado e ficar inelegível por oito anos, por acusação de uso indevido da máquina pública
Logo após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitar ação que pedia cassação de seu mandato à frente da Prefeitura de Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) publicou um vídeo no Instagram agradecendo o apoio que recebeu durante o processo e após o resultado.
Momento antes, em sessão plenária do TRE-CE, os juízes eleitorais reverteram, por 5 votos a 1, a decisão de primeira instância que cassava prefeito e vice, mantendo os eleitos nos cargos. A decisão do colegiado reverte a condenação que apontou que houve uso indevido da máquina pública por meio da ampliação de programas sociais com finalidade eleitoral, tese rejeitada no pleno da Corte.
O gestor agradeceu a Deus, aos familiares e aos advogados pelo "trabalho espetacular" em defender a posição contra "adversários que tentaram distorcer os fatos".
"Quem acompanhou o julgamento pôde perceber que os desembargadores mostraram que nós apenas cumprimos com o que está previsto em lei, que nós mantivemos um trabalho no decorrer de anos. Por que, no ano eleitoral, ia ser diferente? E os nossos advogados tiveram a competência de colocar lá, planilha por planilha, materializar", afirmou.
O prefeito sinalizou ter chegado a visitar juízes eleitorais, para mostrar planilhas e explicar a situação. "Eu mostrei a realidade de Juazeiro do Norte", completou.
O prefeito também expressou reconhecimento à Justiça do Estado do Ceará e ao Tribunal Regional Eleitoral por "demonstrarem independência" e reconhecerem que ele e o vice, Tarso Magno, agiram conforme a lei. "Quem viu os votos, viu que a gente fez nada mais, nada menos, do que o que está previsto em lei. Nós não tivemos uma conduta vedada, nós não tivemos nada ilegal, nós fizemos tudo certo e os magistrados reconheceram isso. Então, a gente tem que agradecer nesse instante pela independência e pela altivez do Poder Judiciário", acrescentou.
Glêdson prosseguiu: "Juazeiro está no rumo certo. Nós vencemos as eleições contra tudo e contra todos. Vocês sabem disso. Foram vocês, eleitores de Juazeiro do Norte, o meu time maravilhoso, a todos vocês que nos ajudaram a chegar até aqui. E não seria justo essa turma que não tem voto querer derrotar a gente", disse, afirmando que posteriormente será mais incisivo ao rebater acusações.
Prefeito de Iguatu também comemora
Também tendo escapado nesta sexta-feira de pedido de cassação, o prefeito de Iguatu, Roberto Filho (PSDB) publicou no Instagram um vídeo celebrando a decisão da Justiça Eleitoral e agradecendo aos que o apoiam.
Ele agradece a Deus, à família - incluindo o já falecido pai - e às orações que recebeu.
"Agradecer ao povo iguatuense por tudo que tem feito, por todas as orações. Tantas pessoas que nos mandavam mensagens, vídeos, orações. Muito obrigado, meu povo. Muito obrigado por mais uma vitória", afirmou.
Por fim, fez um agradecimento especial à Justiça Eleitoral do Ceará pela independência. "O que mais valeu foi a soberania popular. Obrigado por sua independência, Justiça Eleitoral, e também por mostrar que, independentemente dos cargos que fazem pressão, vocês não vão se deixar pressionar e a democracia vai vencer", afirmou.
O julgamento de Roberto e o vice, Francisco das Frutas (PSDB) terminou empatado, em decisão inédita na Justiça Eleitoral cearense. Diante disso, os juízes entenderam que deveria prevalecer a vontade popular, com a manutenção do resultado das urnas.