Evandro muda Regionais: Márcio Martins sai da 10 e deve ir à 2 na vaga de Lima, cotado na Citinova

As mudanças têm impacto não apenas administrativo, mas também político

02:15 | Ago. 01, 2025

Por: Guilherme Gonsalves e Érico Firmo
Evandro Leitão em reunião com secretários em abril (foto: Samuel Setubal)

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), faz alterações no comando de órgãos da administração municipal. Foram publicadas no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 31, as exonerações do vereador Márcio Martins (União Brasil) da Secretaria Regional 10, de George Lima (Solidariedade) da Regional 2 e de Odilon Aguiar (PSD), ex-prefeito de Tauá e ex-deputado estadual, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Márcio Martins deverá assumir a Regional 2, enquanto George Lima é cotado para ir para a Citinova.

As mudanças têm impacto não apenas administrativo, mas também político. Martins é filiado ao União Brasil, partido formalmente de oposição e liderado pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, de quem o vereador é antigo aliado.

A entrada do parlamentar na Prefeitura causou surpresa, mas contempla a ala do partido que é próxima às administrações do PT. Com o afastamento do vereador da Câmara Municipal, assumiu o mandato o suplente René Pessoa (União Brasil), neto do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), que tem boas relações com Evandro, com o governador Elmano de Freitas (PT) e com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

George Lima foi candidato a prefeito de Fortaleza no ano passado. Ele ficou célebre ao dizer ao candidato André Fernandes (PL), em debate do O POVO, a frase: "Chupa aqui pra ver se sai leite".

Este ano, Lima deixou o comando estadual do Solidariedade e deu lugar ao ex-deputado federal Vaidon Oliveira.

Odilon Aguiar é primo do ex-deputado estadual, ex-vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho (PSD).

Regionais

Márcio Martins deixa a Regional 10, que abrange os bairros Maraponga, Vila Manoel Sátiro, Mondubim, Canindezinho, Aracapé, Jardim Cearense, Parque Santa Rosa, Presidente Vargas, Conjunto Esperança, Parque São José e Novo Mondubim.

A Regional 2, da qual sai George Lima, inclui Aldeota, Meireles, Varjota, Papicu, Dionísio Torres, De Lourdes, Mucuripe, Joaquim Távora, São João do Tauape, Vicente Pinzon e Cais do Porto. É a pasta que Martins deve assumir. Abrange os bairros mais ricos de Fortaleza.

Desde o início da gestão, Evandro já fez outras alterações nas Regionais. Em abril, o prefeito remanejou o deputado estadual Osmar Baquit (PSB)  para a Secretaria da Gestão Regional. Assumiu a Regional 4 Washington Araruna.

Em maio, a vereadora Kátia Rodrigues (PDT) assumiu a Regional 7 no lugar do também pedetista Francisco Ibiapina. Assim, abriu vaga para o suplente de vereador Raimundo Filho (PDT). Ibiapina foi nomeado coordenador executivo da Secretaria de Governo (Segov) da gestão Evandro.