Vice-líder de Lula sugere ligação entre Alckmin e Vance para aproximar Lula e Trump

Vice-líder de Lula sugere ligação entre Alckmin e Vance para aproximar Lula e Trump

Declaração foi dada na última terça-feira, 29, antes do presidente americano assinar decreto oficializando, nesta quarta-feira, 30, o tarifaço contra o Brasil que passa a vigorar em agosto

O deputado federal Mauro Filho (PDT-CE), vice-líder do governo do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, afirmou que um contato entre Lula e o presidente americano, Donald Trump, seria um dos pontos de partida para evitar as tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos, que devem entrar em vigor no mês de agosto.

Para o parlamentar cearense uma opção para concretizar esse contato, seria que o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin (PSB), realizasse ligasse diretamente para o homólogo americano, J.D. Vance, com o intuito de abrir canais de diálogo entre Lula e Trump.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Alckmin não é só ministro da Indústria e do Comércio, ele é vice-presidente da República. Geraldo Alckmin tem que conversar com J. D. Vance, que é o vice-presidente dos Estados Unidos, e avaliar se Vance abre o espaço para Lula ligar para Trump”, argumentou. Mauro lembra, porém, que o presidente deve ter certeza de que será ouvido, para não passar por constrangimentos como outros líderes já passaram com a atual gestão da Casa Branca.

O deputado defende sua tese alegando que os líderes de Canadá, México e Japão ligaram para negociar. “No México, o presidente ligou três vezes para resolver. Primeiro ministro do Canadá ligou três vezes e resolveu. O primeiro-ministro do Japão três vezes, não, duas vezes. Aliás, ele foi lá, ele ligou dizendo que ia lá do Japão, ele foi lá”, completou.

As declarações foram dadas na última terça-feira, 29, em entrevista ao O POVO, um dia antes de Trump assinar decreto que oficializa as tarifas de 50% para os produtos do Brasil que entrarem no país norte-americano. Na prática, ele aplicou mais 40% aos 10% que já havia anunciado.

Outro ponto que o parlamentar cearense disse considerar relevante para as negociações, são a exploração de minerais de “terras raras”. Com um acordo que permitisse direito a 20% da exportação destinada aos Estados Unidos. “Esse aí eu acredito que possa ser um ponto a ser negociado, não tem problema nenhum, fica 20%”, declarou.

Ataque a soberania

Para o parlamentar, a ação de Trump é um ataque à soberania do Brasil. Mauro exemplifica que não é possível o presidente Lula interferir no Poder Judiciário, da mesma forma que segundo ele não seria possível Trump parar um processo na Suprema Corte dos Estados Unidos.

“O Executivo vai interferir no Supremo para poder mudar o curso de um de um julgamento? Não faz sentido. Que é isso, rapaz? Isso aqui não é República das Bananas, não”, defendeu o parlamentar. Para Mauro filho, o Brasil deve continuar na plataforma dos Sul Global e dos BRICS: “ Tem que manter”, disse ele.

Cassação de Eduardo Bolsonaro

Há indícios, segundo o deputado, de que a Câmara poderá analisar um processo de cassação de Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está nos Estados Unidos desde o início do ano, pela atuação dele ao, supostamente, fazer lobby contra os interesses do Brasil.

“Análise disso (cassação) a gente só faz no momento, quando você tem os dados. Mas depois que eu ouvi ele dizer, empresas venham para cá para poder produzir, aquilo já começa a me motivar”. O vice-líder do governo ainda disse lamentar a atuação do deputado bolsonarista nos EUA.

“Ao invés dele querer ajudar a encontrar alguma solução, o cara quer prejudicar o trabalhador brasileiro. Ele quer prejudicar as empresas brasileiras. A última dele, você não viu o que ele disse? ‘Venham para cá, para Estados Unidos, venham investir aqui, que aqui é muito melhor de produzir’. Que é isso, rapaz? Isso para mim é o cúmulo do trabalho contrário aos interesses do seu país”, finalizou.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar