Quais são as opções do PL para disputar o Governo do Ceará em 2026

Quais são as opções do PL para disputar o Governo do Ceará em 2026

Embora a indicação para o governo ainda esteja indefinida, nomes já foram ventilados em determinados momentos; tanto de políticos já filiados ao PL quanto de pessoas ainda ligadas a outras siglas

O anúncio do deputado federal André Fernandes (PL-CE) de que o PL terá candidatura própria ao governo e ao Senado em 2026, mexeu com as estruturas da oposição no Ceará. A declaração ocorreu após a divulgação de um vídeo gravado por Ciro Gomes (PDT) criticando postura do ex-presidente Bolsonaro (PL), enquanto o bloco opositor realiza tratativas sobre uma aliança de diferentes líderes que se contrapõem à administração do PT no Ceará.

"O candidato ao Senado foi uma escolha do próprio presidente Bolsonaro, e com diálogo com os mandatários do PL e com nossas lideranças, também escolheremos o melhor nome para disputar o Governo", disse Fernandes ao O POVO neste mês. Embora a indicação para o governo ainda esteja indefinida, nomes já foram ventilados em determinados momentos; tanto de políticos já filiados ao PL quanto de pessoas ligadas a outros partidos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Girão entre os cotados

Um quadro político da oposição no horizonte do PL, visando a disputa pelo Palácio da Abolição em 2026, é o senador Eduardo Girão (Novo). Questionado pelo O POVO, sobre a possibilidade, o senador destacou ter boa relação com o partido e mantém diálogo aberto.

"Tenho conversado com o líder André Fernandes, meu colega de Congresso e que tem demonstrado coragem e determinação nas boas pautas para o Ceará e para o Brasil. Também tenho dialogado com outros integrantes da oposição na busca pelo entendimento, mas creio que já é chegada a hora da centro-direita liderar uma nova forma de governar o Ceará com boas práticas de gestão", pontuou.

Girão frisou que ainda há tempo até que a oposição bata o martelo sobre o candidato. "Ainda estamos há um ano das convenções partidárias, quando realmente serão definidas as candidaturas e eventuais mudanças partidárias . Estamos trabalhando e tudo será definido no tempo certo", reforçou.

A hipótese de Eduardo Girão se filiar ao PL e sair candidato não é nova. Em 2022 a possibilidade chegou a ser debatida, mas acabou não se concretizando. Na visita mais recente de Bolsonaro ao Ceará, o tema voltou à tona. Em uma reunião com os parlamentares do PL no Ceará, foram mencionados os nomes de Ciro e Roberto Cláudio para avaliação e demonstração de apoio. O nome de Girão chegou a ser citado, mas as manifestações não foram favoráveis.

Um dos fatores apontados foi o desempenho recente na eleição para prefeito de Fortaleza, quando Girão recebeu apenas 1,06% dos votos. Além disso, pensamentos distintos em temas como liberação das armas travaram a aproximação. Girão tem histórico contrário à pauta e o bolsonarismo favorável.

Outras opções

Há alguns meses, Fernandes já havia se manifestado em defesa de que o PL liderasse a cabeça de chapa para o Executivo no Ceará, embora posteriormente tenha feito acenos ao entendimento, até a recente reviravolta. Na ocasião, o parlamentar citou como possíveis nomes, três vereadores de Fortaleza: Marcelo Mendes, Julierme Sena e Priscila Costa.

André Fernandes e Carmelo Neto (PL), duas das principais forças eleitorais do partido, sendo os deputados mais votados para federal e estadual respectivamente, não podem se candidatar a governador porque não terão a idade mínima de 30 anos. Por isso, as opções já começaram a ser ventiladas no início deste ano. André, inclusive, assumirá a presidência do PL Ceará, em setembro, para preparar o partido para o pleito.

"Temos bons quadros para disputar os cargos majoritários, como por exemplo a vereadora mais votada da história de Fortaleza, Priscila Costa", afirmou à coluna Vertical em fevereiro, citando Marcelo Mendes (PL), Julierme Sena (PL), "entre tantos outros" como nomes competitivos para a disputa majoritária.

De lá para cá, Priscila Costa manifestou o interesse em disputar o Senado Federal. Ela, inclusive, foi lançada como pré-candidata à Casa Alta pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.

Os possíveis candidatos do PL ao Governo do Ceará

  • Eduardo Girão, senador ainda filiado ao Partido Novo
  • Priscila Costa, vereadora mais votada de Fortaleza
  • Marcelo Mendes, vereador de Fortaleza eleito em 2008 e 2024
  • Julierme Sena, vereador em terceiro mandato consecutivo em Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar