Após rumores sobre Ciro no PSDB, Sarto elogia Tasso e faz aceno a tucanos

Após rumores sobre Ciro no PSDB, Sarto elogia Tasso e faz aceno a tucanos

Enquanto crescem as especulações sobre o retorno de Ciro ao PSDB, ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto, publicou elogios aos ex-governadores cearenses, hoje na oposição

O ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) fez uma publicação nas redes sociais, na última quinta-feira, 3, em que celebra os ex-governadores do Ceará Ciro Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB).

Em meio às negociações para eventual ida de Ciro ao PSDB, o afago no colega e no ex-senador, cacique tucano desde a fundação do partido, sinaliza para uma real aproximação da ala pedetista ligada a Ciro com o grupo da oposição ao governador cearense Elmano de Freitas (PT), do qual o PSDB faz parte atualmente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Para lembrar de momentos ao lado de dois irmãos de caminhada, dois grandes amigos e, pra mim, os dois maiores governadores que o Ceará já teve: Ciro e Tasso. Com eles, aprendi sobre coragem, visão e compromisso verdadeiro com o nosso povo. Uma honra dividir essa estrada com quem tanto fez — e continua fazendo — pelo nosso estado. Seguimos juntos, sempre pelo bem do Ceará.", escreveu.

Saídas

Com o PDT mantendo proximidade com os governos Lula, Elmano (Ceará) e Evandro (Fortaleza), a tendência é que Sarto deixe o partido, como alguns aliados já fizeram ou estão em vias de fazê-lo.

O também ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) anunciou a saída da sigla brizolista, projetando para este mês de julho a cerimônia de filiação ao União Brasil, por onde pretende mais uma vez concorrer ao Governo do Estado, em 2026.

Ciro Gomes também deve deixar o PDT, mas o destino ainda é uma incógnita. A amizade antiga com Tasso - retomada após 2022 depois de um afastamento de anos - e os elogios recebidos do presidente estadual do PSDB, Ozires Pontes, fizeram com que crescessem as expectativas de que o ex-ministro pudesse voltar ao PSDB.

Ozires, que é prefeito do município de Massapê, curtiu a publicação de Sarto no Instagram.

Os deputados estaduais do PDT, Queiroz Filho, Lucinildo Frota, Cláudio Pinho e Antônio Henrique fazem oposição ao governo Elmano na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), e aguardam apenas a abertura da janela de transferências partidárias, em 2026, para mudar de partido. União Brasil e PL devem receber os parlamentares.

Alguns filiados ao PDT em Fortaleza, como o vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Adail Júnior, defendem que o PDT dê carta de anuência aos colegas para que eles efetivamente deixem a sigla. A direção do PDT, pelo menos por enquanto, descarta a liberação.

Assista também: Câmara avança em 2 projetos para cortar benefícios fiscais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar