Morre ex-vereadora Nelba Fortaleza, que chegou a ser a mais votada da Capital
Eleita pela primeira vez nos anos 2000, a ex-parlamentar Nelba Fortaleza bateu recorde de votos na eleição posterior, em 2004, quando recebeu 15.562 votos
Ex-vereadora da capital cearense, Nelba Fortaleza, filiada atualmente ao PSD, morreu nessa terça-feira, 24. Engenheira civil por formação, a ex-parlamentar disputou pela primeira vez para o cargo de vereadora nos anos 2000 e cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal. Ela foi secretária da Regional 5 da Prefeitura de Fortaleza na gestão Juraci Magalhães e, na eleição de 2004, foi a mais votada da Capital.
O prefeito Evandro Leitão (PT) lamentou a perda e disse, em publicação nas redes sociais, ter recebido a notícia “com pesar”. Durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, ela apoiou Evandro publicamente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Recebi com pesar a notícia do falecimento da ex-vereadora Nelba Fortaleza, engenheira civil que exerceu mandatos na Câmara Municipal em 2000 e 2004”, escreveu Evandro Leitão. “Deixo meu abraço e orações aos familiares e amigos diante desta perda. Meus sentimentos”, finalizou.
Políticos lamentam
A perda da ex-vereadora foi lamentada por políticos como o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) também compartilhou seus sentimentos sobre o falecimento de Nelba. "Mônica e eu lamentamos profundamente o falecimento da ex-vereadora Nelba Fortaliza, uma liderança popular muito querida da Capital, com forte atuação na área da saúde", escreveu.
Ele continuou: "Nelba foi uma mulher de coragem, que fez da política um instrumento de cuidado com o povo. Nos solidarizamos com seus familiares e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento de dor".
A vereadora Ana Aracapé (Avante) também prestou condolências: "Mulher de fibra, Nelba foi vereadora por dois mandatos e deixa sua marca na história política de Fortaleza com uma trajetória de coragem, dedicação e compromisso com o povo".
Ana disse ter recebido a notícia com "pesar". "Sempre foi uma inspiração para tantas outras mulheres que também acreditam na política como instrumento de transformação social", compartilhou.
Tia Francisca, vereadora de Fortaleza, disse estar "com o coração apertado". " Seu legado de luta por moradia digna e respeito à comunidade jamais será esquecido", escreveu.
Vida política
Eleita pela primeira vez nos anos 2000, a ex-parlamentar bateu recorde de votos na eleição posterior, em 2004, quando recebeu 15.562 votos. Nelba era afilhada do então prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, de quem foi secretária.
Ela voltou a disputar, pelo PSD, uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nas eleições de 2024, quando alcançou 2.182 votos e alcançou quantidade suficiente para a suplência. Na disputa, ela apoiou a candidatura de Evandro Leitão.
A ex-vereadora chegou a ser filiada a PMDB e PTB.