TRE-CE inicia distribuição das urnas aos locais de votação do 2º turno em Fortaleza

Começou nesta quarta, 23, o deslocamento das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas mais de 5,4 mil seções de votação em Fortaleza, distribuídas entre 670 locais

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou o deslocamento das urnas eletrônicas na manhã desta quarta-feira, 23, e estenderá o processo até a véspera da votação, no sábado, 26. As urnas serão usadas nas mais de 5 mil sessões de votação em Fortaleza, distribuídas entre 670 locais.

Assim, os equipamentos estarão prontos para serem utilizados no segundo turno das eleições municipais que ocorrerão no próximo domingo, 27. As urnas eletrônicas em pleno funcionamento utilizadas no 1° turno serão designadas ao mesmo local de votação no 2° pleito das eleições municipais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“As urnas foram recondicionadas para o segundo turno, e elas recebem a informação de quais candidatos passaram para o segundo turno, elas recebem uma outra bateria de testes para saber se há alguma urna que possa apresentar defeito e transtorno no dia da votação. E então são lacradas novamente”, informa Jehovah Netto, chefe da Seção de Administração, Empréstimo de Urnas Eletrônicas e Resultados Eleitorais.

De acordo com Jehovah Netto, os níveis de substituição das urnas eletrônicas, em função de eventuais defeitos nos equipamentos, são baixos, porque “elas são construídas com a ideia de máxima resistência e durabilidade”.

“Esses defeitos acontecem, mas nós estamos sempre buscando localizá-los antes da eleição para evitar transtorno para o eleitor. E na hipótese de acontecerem problemas durante a eleição, há um sistema ágil de substituição para que o transtorno seja mínimo para o eleitor”, explica o chefe da Seção de Administração das urnas.

Ao todo, 123 veículos sairão do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU) do TRE-CE, na capital, e seguirão as rotas estabelecidas pelas zonas eleitorais. Já nos locais de votação, as urnas serão entregues aos delegados de prédio, responsáveis pelo recebimento e a guarda dos equipamentos.

Para garantia da segurança do deslocamento dos equipamentos, a ação conta com a colaboração das Forças Armadas, da Polícia Civil, Militar e Federal, e do civilista de inteligência do TRE.

Segundo Jehovah Netto, a contribuição dessas entidades públicas “tem um papel importantíssimo” para proteção das urnas, uma vez que “cada caminhão com os equipamentos, em rota, passa por escolta policial". “É um trabalho multidisciplinar para garantir a segurança do cidadão, do equipamento e do processo”, afirma.

Colaborou Lorena Nantua/Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar