Três figuras da política cearense morreram desde o fim de semana; conheça trajetórias

Aldemir Garcia dos Santos, César Veras e Aníbal Arruda faleceram entre sábado, 27, e segunda-feira, 29

Os últimos três dias foram marcados por perdas no cenário político cearense, a começar pela manhã de sábado, 27, quando o vice-prefeito do município de Paraipaba, Aldemir Garcia dos Santos, morreu afogado durante um passeio de caiaque no rio Curu. No domingo, o vereador César Veras (PDT), da cidade de Camocim, foi vítima de um homicídio em um restaurante da região. Já nesta segunda-feira, 29, o deputado estadual e líder do Governo Elmano de Freitas (PT) na Alece, Romeu Aldigueri (PDT), anunciou o falecimento do pai, Aníbal Arruda

Mais informações ao vivo:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vice-prefeito de Paraipaba

Conhecido como “Garcia de Zabelê”, o vice-prefeito chegou a publicar vídeos do passeio em tempo real em sua conta oficial do Instagram. O itinerário iniciou às 7 horas da manhã e o acidente por volta das 10 horas da manhã. Garcia estava acompanhado de outras duas pessoas, que realizaram o passeio em seus respectivos caiaques.

“Não é muito violento, é só no começo mesmo, depois é bem pacífico. Indico o passeiozinho de caiaque. Nosso rio Curu", dizia em uma das publicações na plataforma. Garcia teria perdido o controle da embarcação e sofrido o acidente posteriormente.

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), lamentou o acidente em suas redes sociais e se solidarizou com os amigos e familiares do político.

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do vice-prefeito de Paraipaba, Aldemir Garcia, que sofreu acidente enquanto praticava caiaque no rio Curu. Toda a minha solidariedade aos amigos e familiares nesse momento de dor”, escreveu.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar e a Perícia Forense foram acionadas para atender a ocorrência e que as circunstâncias do afogamento são analisadas pela Delegacia Municipal de Paraipaba.

Vereador de Camocim

No dia seguinte, um episódio envolvendo um vereador de Camocim, no interior do Estado, chocou os moradores da região. Na ocasião, um garçom esfaqueou três pessoas em um restaurante do município. Uma das vítimas foi o vereador Cesar Araújo Veras (PDT), de 51 anos, que não resistiu aos ferimentos após ter sido degolado pelo funcionário.

Câmeras de segurança do restaurante capturaram o momento em que o vereador chega ao estabelecimento. Em seguida, o garçom se dirige a ele e o ataca com uma faca na região do pescoço. Na sequência, o funcionário vai até o dono do restaurante, que estava em uma das mesas, e o esfaqueia. Outro homem foi ferido antes que o suspeito fugisse do local.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que a tentativa de fuga do suspeito foi barrada por equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) no Bairro Tijuca, na saída do município de Camocim. A arma usada no crime foi apreendida.

Após ser detido, o homem foi encaminhado para a Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da Polícia Civil na região, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e sem direito à defesa e duas tentativas de homicídio qualificado.

César Veras, que estava no seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Camocim, deixa a esposa e dois filhos.

A Câmara de Camocim emitiu um comunicado lamentando a morte do vereador que, conforme a nota, partiu de “forma precoce”. "Nesse momento de pesar, nos solidarizamos aos familiares e amigos enlutados", complementou.

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), também utilizou as redes sociais para lamentar o ocorrido.

“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do vereador César Veras, ex-presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), vítima de um crime bárbaro em um restaurante de Camocim", seguiu.

"Determinei rigor máximo na apuração dos fatos. Nossas forças de segurança já prenderam o suspeito, que será colocado à disposição da Justiça. Minha solidariedade a todos os familiares, amigos e companheiros de trabalho do vereador".

Pai de deputado e prefeito cearenses

O engenheiro mecânico, ex-professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Aníbal Arruda, de 90 anos, faleceu na manhã desta segunda. A informação foi confirmada por um dos seus quatro filhos, o deputado estadual e líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT).

“Meu pai e meu herói partiu hoje pra ajudar a iluminar mais o Reino dos Céus. Anibal Arruda foi engenheiro, professor, cientista e pesquisador, inventor e gênio. Acima de tudo, ele foi um marido, pai, filho, irmão, avô e bisavô exemplar”, escreveu Aldigueri em suas redes sociais.

O motivo que levou à morte não foi divulgado pela família. Arruda era pai de Romeu Aldigueri; do prefeito de Granja, Aníbal Arruda; do pré-candidato a prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Márcio Aldigueri; e de Adriana Aldigueri. A neta dele, Amanda Aldigueri, também já atuou como gestora municipal de Granja.

O funeral de Aníbal teve início às 10 horas da manhã na Funerária Ternura, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Uma missa será realizada às 19h e o corpo será conduzido para Granja, no Norte do Estado, às 20h.

A previsão é que um segundo velório seja realizado, desta vez na Câmara Municipal de Granja, na terça-feira, 30, por volta das 6 horas da manhã. O sepultamento, por sua vez, ocorrerá às 16h, no Cemitério São João Batista.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar