Secretários das gestões Sarto e Elmano deixam cargos para se candidatarem nas eleições
Para quem tentará o cargo de vereador, o prazo a ser respeito é de seis meses, já quem quer quer ser prefeito, é preciso deixar o cargo quatro meses antes da eleiçãoSecretários das gestões de José Sarto (PDT) e Elmano de Freitas (PT) estão de saída dos cargos para concorrer nas eleições de outubro. O processo chamado de desincompatibilização é exigido pela legislação eleitoral para ocupantes de cargos e funções, como servidores públicos e militares. São pelo menos doze secretários da gestão municipal e três da estadual que deixam seus cargos com pretensões seja para vereador como para prefeito.
Os prazos variam conforme o cargo ocupado e o mandato a que se pretende concorrer. Há casos em que a exoneração precisa ocorrer até este sábado. Em outras situações, a saída poderá ocorrer mais à frente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No caso dos titulares no organograma da prefeitura de Fortaleza, alguns dos pré-candidatos já são vereadores e vão tentar a reeleição. São eles: Fábio Rubens (PSB) e Elpídio Nogueira (PDT). Pedro França (Cidadania), que é suplente, também deve deixar pasta.
Na Prefeitura, a mudança de mais impacto é a da secretária Dalila Saldanha, da Educação, citada como pré-candidata a vereadora.
Já no Governo do Ceará, mudanças ocorrem antecipadamente. O deputado federal Célio Studart (PSD) deixou, na última semana, o posto de secretário da Proteção Animal. A saída acontece para participar de um evento no exterior e também de olho nas eleições em Fortaleza, já que ele tenta se viabilizar como candidato. A desincompatibilização só precisava ocorrer em junho.
Leia mais
-
Próximo domingo é decisivo para PT: "Lá é que vai ser definido o encontro", diz vice-presidente
-
Confiante, PDT irá apresentar parte de sua chapa de vereadores na terça, 2
-
Com sete chapas inscritas, saiba quem são os apoiadores de cada pré-candidato do PT
-
Mais de dez secretários de Sarto irão se desincompatibilizar próxima semana
Ele irá participar do Encontro da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris. Ele deve ficar longe da pasta pelo menos até o fim do período eleitoral. Segundo o parlamentar, caso não aconteça uma candidatura em Fortaleza, retornará de forma alternada com o mandato.
Haverá mudanças também no chamado “núcleo duro” da gestão já que Waldemir Catanho (PT) tem saída programada para o dia 12 de abril. Ele é pré-candidato à prefeitura de Caucaia e está no processo de trabalhar sua candidatura no Município. É outro caso de mudança antecipada, que poderia ocorrer só em junho
Quem anunciou saída nesta sexta-feira foi a secretária-executiva de Política para Mulheres da Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará, Liliane Araújo, vice-presidente do PT Fortaleza. Ela deixa o cargo para ser candidata a vereadora. No caso dela e dos secretários da gestão que tentarão uma vaga de vereador, a saída é obrigatória para respeitar o prazo de seis meses antes da eleição.
Secretários de saída
Gestão Municipal
- Elpídio Nogueira - Cultura
- Ozires Pontes - Esporte e Lazer
- Kamyla Castro - Regional 1
- Rennys Frota - Regional 2
- Pedro França - Regional 3
- Natália Rios - Regional 4
- Marcel Colares - Regional 6
- Benigno Júnior - Regional 7
- Fábio Rúbens - Regional 8
- Ésio Feitosa - Regional 9
- Eduardo Holanda - Segurança Cidadã
- Dalila Saldanha - Educação
Gestão Estadual
- Waldemir Catanho - Articulação Política
- Célio Studart - Proteção Animal
- Liliane Araújo - Secretaria-executiva de Política para Mulheres da Secretaria das Mulheres
- Acrísio Sena - Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Confira prazos de desincompatibilização
- Secretários de estado e municipal que vão concorrer a vereador: 6 meses
- Secretários de estado e municipal que vão concorrer a prefeito ou vice-prefeito: 4 meses
- Secretário de Ministério que vão concorrer a vereador: 6 meses
- Secretário de Ministério que vão concorrer a prefeito ou vice-prefeito: 4 meses