Com sete chapas inscritas, saiba quem são os apoiadores de cada pré-candidato do PT

O cronograma prevê que até 2 de abril é possível realizar ajustes nas chapas. Já a votação que determinará os delegados partidários ocorre no próximo dia 7

O PT Fortaleza recebeu a inscrição de sete chapas de delegados partidários que escolherão o nome do partido para concorrer à Prefeitura da Capital cearense. Os cinco pré-candidatos tiveram até essa quarta-feira, 27, para apresentar seus grupos de apoio. As informações foram confirmadas ao O POVO pela secretário de Articulação da legenda, Renan Ridley.

A chapa 100, intitulada “Luizianne Prefeita”, fechou com 300 membros. Entre os nomes que defendem a postulação da deputada federal e ex-prefeita, Luizianne Lins, estão o superintendente do Ibama, Deodato Ramalho, e a vereadora Adriana Almeida. O grupo é resultado de uma articulação entre as tendências petistas Democracia Socialista, Articulação de Esquerda, Optei e Diálogo e Ação Petista (DAP).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enquanto isso, o presidente do PT Fortaleza, deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio, fechou a chapa 123, chamada “Nosso Partido, Nossa Fortaleza”, com 205 componentes. O vereador Dr. Vicente e a ex-secretária de Educação, Ana Maria Fontenele, integram o grupo.

Com a chapa 140, “Por Uma Fortaleza do Povo", a deputada estadual Larissa Gaspar tem 140 apoiadores. Entre eles, o advogado e membro da Comissão de Anistia, Marcelo Uchôa, e o multi-instrumentista Gustavo Portela. Desse total, 70% é composto por mulheres como a escritora Nilze Costa Silva e a pedagoga Aline Saraiva.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão, acumula um total de 714 componentes distribuídos em quatro grupos de apoiadores. Respectivamente, as chapas são encabeçadas por Miguel Braz; João Aglaylson; Jonas Dezidoro; Professor Pinheiro e deputado federal José Airton; e o líder do governo Lula da Câmara Federal, deputado José Guimarães.

Chapa 110 | Unidade Petista Rumo à Vitória
⁠- 150 componentes

Chapa 120 | Unidade Ação Popular
- 166 componentes

Chapa 150 | Unidade e Esperança MPT/MS/EPS
- 120 componentes

Chapa 180 | Unidade por Fortaleza
- 278 componentes

O assessor especial do Governo do Estado, Artur Bruno, foi o único pré-candidato que não articulou chapa. Conforme informou ao O POVO, sua estratégia visa tentar um consenso após a eleição dos delegados. 

Até a próxima terça-feira, 2, é possível realizar ajustes nas chapas. Já os filiados votam nesses grupos no domingo 7 de abril. A proporção que cada chapa conseguir resultará na quantidade de delegados partidários que elas terão para votarem no dia 21 do mesmo mês, quando ocorre o Encontro Municipal.

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Chapas do PT disputa interna PT Fortaleza Eleições 2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar