Elmano projeta definição em Caucaia nos próximos dias e reforça que Valim coordenará sucessão

O governador comentou o cenário eleitoral no município e projetou que o nome será definido em breve; impasse passa por interesses da base do prefeito na Câmara e estratégia do governo

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), reforçou que a sucessão do prefeito de Caucaia, Vítor Valim (PSB), será coordenada pelo próprio gestor municipal. O governador disse que tem dialogado com o prefeito e projetou novas conversas nos próximos dias para se chegar a um denominador comum no segundo maior colégio eleitoral do Estado.

“Caucaia quem vai discutir o processo (...) é a partir da discussão com o prefeito Vitor Valim. Cheguei de viagem ontem, trocamos mensagens e vamos conversar nos próximos dias para encontrar uma solução. Liderados pelo prefeito Valim, que é quem deve coordenar sua sucessão”, reforçou Elmano em coletiva na manhã desta quarta-feira, 6, durante evento no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda no início de janeiro, Valim anunciou que não concorre à reeleição. A declaração abriu uma série de especulações e posteriormente articulações para dar andamento ao projeto político e ao novo nome que representaria o grupo governista na cidade. A definição do nome está prevista para a próxima segunda-feira, 11, após adiamentos por falta de consenso.

Na última segunda-feira, 4, Valim se reuniu com vereadores da base aliada para tratar dessa articulação, mas não houve entendimento. Após o encontro, os vereadores Vanderlan Alves (sem partido), líder do prefeito na Câmara, e J Wellington (PSD) anunciaram que colocariam seus nomes à disposição para formar a chapa de Valim.

Vanderlan se desfiliou do União Brasil - que lançará o vice-prefeito Deuzinho Filho como candidato de oposição em outubro - e projeta filiação ao PSB ou ao Republicanos, ambos partidos próximos da gestão de Elmano de Freitas (PT). Wellington também deve trocar de legenda, já que o PSD lançou o ex-prefeito Naumi Amorim como pré-candidato.

A possível costura entre Valim e aliados do governo do Estado já fez circular nomes como o do secretário do Desenvolvimento Econômico Salmito Filho e o da deputada estadual Lia Gomes, ambos tentando saída do PDT, além do secretário estadual da Articulação Política, Waldemir Catanho (PT).

No entanto, parte dos parlamentares da base de Valim na Câmara defende que o nome indicado seja filho de Caucaia. "O prefeito constrói com o Governo do Estado. Hoje estava toda a base reunida em volta desse projeto. Estamos colocando nosso nome também nessa disputa como pré-candidatos. Até a próxima semana se decide. O que a base aliada quer é que, se possível, o nome seja aqui de Caucaia", ressaltou Vanderlan ao O POVO esta semana.

Valim deve ainda se reunir, ao longo da semana, tanto com Elmano como com o senador Camilo Santana (PT). "Muitas vezes essa discussão vai se aprofundar, mas queria pontuar que seguiremos unidos em volta desse projeto, a base aliada 100% unida", apontou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2024 prefeito Vitor Valim governador elmano de freitas PT PSB Eleições em Caucaia Vereadores de Caucaia base do prefeito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar