Ficou "fora do ar" durante o Carnaval? Veja o que aconteceu no mundo político
Críticas à gestão Sarto após fortes chuvas em Fortaleza; políticos e polêmicas em desfiles carnavalescos; bolsonaristas alvos da PF; e apocalipse estão entre os destaques do Carnaval 2024 na política local e nacional
O Carnaval 2024 foi agitado no mundo da política. Cancelamento de turnê internacional, prisão, participação em desfiles de escola de samba, polêmica com representação de policiais, consequências de fortes chuvas em Fortaleza estão entre os destaques do período.
O POVO listou os principais pontos do Carnaval para você que ficou "fora do ar". Confira!
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Prisão do coronel que estava nos EUA
Um coronel de confiança de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do governo Jair Bolsonaro (PL), foi preso ao retornar dos Estados Unidos para o Brasil. Bernardo Romão Correa Neto foi preso nesse domingo, 11, na Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, que tem o ex-presidente como um dos alvos.
O coronel do Exército é suspeito de integrar grupo de auxiliares do ex-chefe do Executivo brasileiro que planejava um golpe de Estado. Correa Neto estava no país norte-americano desde o fim da gestão Bolsonaro e deveria voltar apenas em junho de 2025. A ida dele para lá foi um dos motivos apontados para sua prisão preventiva. A PF considerou risco de destruição de provas.
Bolsonaro convoca ato para dia 25
Com intuito de se defender de "todas as acusações" que têm sido alvo, Bolsonaro convocou ato para o próximo dia 25, às 15 horas, na Av. Paulista, em São Paulo.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o ex-chefe do Executivo brasileiro pediu a apoiadores não levarem cartazes e faixas "contra quem quer que seja" e que fossem vestidos de verde e amarelo.
Lira desfilou na Beija-Flor, que homenageou Alagoas
Natural de Alagoas, o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP-PL), desfilou na Marquês de Sapucaí nesse domingo, 11. Ele participou da escola Beija-Flor de Nilópolis, que teve como enredo homenagem à capital alagoana, Maceió.
"Hoje, Maceió está sendo representada aqui na Sapucaí pelo enredo da Beija-Flor! Este é um momento histórico para nossa capital e para o estado de Alagoas", escreveu Lira, nas redes sociais.
Líder do PP na Câmara, deputado Doutor Luizinho (RJ) também desfilou com a escola.
Silvio Almeida desfilou em São Paulo e no Rio
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também foi um dos políticos que desfilou neste fim de semana de Carnaval. No sábado, 10, ele estava pela Vai-Vai, em São Paulo, e na segunda-feira, 12, pela Portela, no Rio de Janeiro, onde deu vida ao advogado abolicionista Luís Gama, dividindo papel com ator Lázaro Ramos.
Almeida disse que seu avô foi um dos fundadores da escola de São Paulo. "A escola tem um significado muito grande para a minha família, para o povo negro de São Paulo", pontuou.
Elmano e Sarto falando da chuva e oposição criticando Sarto
Entre esse sábado e domingo, Fortaleza teve a segunda maior chuva da história, com 215 mm registrados, conforme Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A situação causou transtornos na cidade como alagamentos; falta de energia elétrica; danos a estruturas de imóveis e quedas de árvores.
No primeiro dia, o prefeito José Sarto (PDT) afirmou que estava "trabalhando pessoalmente nas ocorrências" da cidade e mantendo contato com as secretarias. Já no domingo, o governado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), garantiu que o Governo do Estado monitorava a falta de energia em bairros de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF).
Nas redes sociais, ao menos quatro nomes que disputarão a preferência do eleitorado da Capital comentaram sobre os transtornos. Entre eles, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) e o secretário da Saúde de Maracanaú e ex-deputado federal Capitão Wagner (União).
Além deles, o deputado federal e pré-candidato ao Paço municipal, André Fernandes, publicou vídeo nas redes sociais no qual aparecia em uma zona alagada da cidade, com água na altura da cintura.
Já o presidente da Assembleia Legislativa (Alece) e um dos pré-candidatos do PT à Prefeitura da Capital, deputado Evandro Leitão (PT), disse que acompanhava atento à situação.
Michelle não viajou e entrou na confusão do apocalipse
Após o marido ser alvo de operação da PF, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancelou turnê em igrejas evangélicas nos Estados Unidos. A agenda seria cumprida juntamente com a senadora Damares Alves (Republicanos).
A desistência de Michelle foi comunicada pela parlamentar, que manteve o compromisso no exterior. Na ocasião, Damares justificou o cancelamento de Michelle por conta do que "está acontecendo no Brasil".
Durante o carnaval, a esposa de Bolsonaro se envolveu em polêmica protagonizada por Ivete Sangalo e Baby do Brasil. As cantoras divergiram sobre a ocorrência de apocalipse e a baiana rebateu que ia "macetar" para evitar a situação. Michelle, por sua vez, citou versículos bíblicos e rebateu a fala do vocalista da banda Psirico, Márcio Victor. "Acontecerá, você acreditando ou não", após ele também rebater Baby do Brasil.
Políticos entram na onda do "nevou" e descolorem cabelo
Iniciado pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB), políticos do Ceará também aderiram ao estilo "nevou" neste carnaval. Prefeitos, vereadores e deputados descoloriram o cabelo e entraram na brincadeira comum do período.
Entre os que O POVO registrou o "nevou", estão os prefeitos Flávio Filho (PT), de Amontada; Herberlh Mota (Podemos), de Baturité; Bel Júnior (PP), de Senador Sá, e o deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT).
Primeira agenda internacional de Lula em 2024
A primeira viagem internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconteceu nessa terça-feira, 13. O petista cumpre agenda na África, onde visitará o Egito e a Etiópia - ambos países entraram para os Brics neste ano.
Na capital do Egito, ele tem compromissos até quinta-feira, 15. Em seguida, Lula seguirá para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde é convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que representa cerca de 50 Estados do continente.
Cláudia Gomes entra com representação no Conselho de Ética
Na Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Cláudia Gomes (PSDB) entrou com representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT). As duas se envolveram em confusão em plenário no dia 1º de fevereiro, no retorno dos tabalhos legislativos. Na ocasião, a pedetista também agrediu o suplente de vereador Juninho Aquino (União Brasil).
Cláudia é presidente do Conselho de Ética, mas, conforme informou sua assessoria, ela se afasta da função e outro presidente será designado. A representação aconteceu na sexta-feira, 9.
Ao colunista do O POVO Carlos Mazza, Ana Paula prometeu responder à altura e acionar Justiças comum e eleitoral contra uma série de políticos e instituições, incluindo desde a Câmara e o prefeito José Sarto (PDT), até a própria Cláudia Gomes. Na ocasião, ela informou que ações serão protocoladas nesta quinta-feira, 15, com o fim do Carnaval.
Polêmica da Vai-Vai com os policiais
Na ala "Sobrevivendo ao Inferno", a escola de samba Vai-Vai representou policiais, com escudo escrito "Choque", usando chifre e asas vermelhas. O desfile aconteceu no sábado, 10, na segunda noite de carnaval em São Paulo.
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (Sindpesp), por sua vez, emitiu nota de repúdio, afirmando que a escola de samba demonizou a polícia com a representação. Além disso, o Sindpesp solicitou retratação da Vai-Vai, que afirmou não haver intenção de promover qualquer ataque ou provocação.
A escola também informou que fez um desfile com recortes históricos e que a ala em questão fez uma homenagem ao álbum "Sobrevivendo no Inferno", lançado na década de 1990 pelos Racionais MC's.
Leia mais
-
Lula viaja para Egito e Etiópia e completa 29 países visitados desde o início do 3º mandato
-
Parlamentares esticam recesso de Carnaval e só voltam semana que vem
-
Michelle Bolsonaro entra na polêmica entre Ivete e Baby do Brasil: "Apocalipse acontecerá!"
-
Políticos cearenses entram na onda do estilo "nevou" para curtir o Carnaval
-
Fantasia de Taxa do Lixo é tietada por foliões no último dia de Carnaval no Benfica