Eleições 2024: Fernando Santana é "plano A do PT em Juazeiro", afirma Conin

A declaração foi dada na tarde desta sexta-feira, 19, durante assinatura de decreto que cria campus avançado do ITA no Ceará

A menos de nove meses das eleições municipais de 2024, crescem as articulações no interior do Ceará, com destaque para as ações do Partido dos Trabalhadores (PT). No município de Juazeiro do Norte, distante 280 km de Fortaleza, é possível que o partido escolha o deputado estadual Fernando Santana (PT) como candidato ao cargo municipal.

“Fernando é o nosso nome para a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Evidentemente que ele tem que querer, tem que aceitar, então nosso primeiro esforço é pro Fernando ser nosso candidato, acreditamos que vai ser e isso unifica toda a base do governo no em Juazeiro do Norte”, disse o presidente do PT no Ceará, Antonio Alves Filho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Caso o Fernando não seja, é que a gente vai discutir o plano B, mas o plano A do PT para Juazeiro é o Fernando Santana”, completou.

A declaração foi dada na tarde desta sexta-feira, 19, durante assinatura de decreto que cria campus avançado do ITA no Ceará.

Pré-candidatos à Prefeitura de Juazeiro do Norte

Terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, Juazeiro do Norte tem histórico de nunca ter reelegido um prefeito. No páreo, deve despontar o atual gestor Gledson Bezerra (Podemos), integrante de um partido que tem dado uma guinada em apoio ao Governo. Além dele, outras lideranças visam articular e lançar candidaturas.

Gledson foi eleito pela oposição, sob liderança do senador Eduardo Girão (Novo). Agora, o Podemos é comandado pelo prefeito de Aracati, Bismarck Maia, aliado do senador Cid Gomes (PDT). A mudança foi para ampliar o arco de aliança governista.

O prefeito era visto como uma possível perda para o Podemos, mas o gestor confirmou que vai permanecer e assumiu a vice-presidência do partido. Bismarck projeta o fortalecimento do apoio a sua gestão.

Também cotado está o deputado estadual Fernando Santana (PT). Ao O POVO, o parlamentar não descartou a candidatura, mas ressaltou que ainda falta muito tempo para a eleição e as decisões só serão tomadas ano que vem.

“Vamos avaliar e discutir. Meu domicílio (eleitoral) ainda está em Juazeiro, sou nascido lá, mas decisões políticas pretendo tomá-las só ano que vem. Se serei ou não candidato, se vou apoiar alguém, só na hora que o prazo permitir”, disse.

No meio dessa disputa, deve haver espaço para um candidato do grupo do deputado federal Yury do Paredão (MDB). Ele também não descartou concorrer à vaga, mas disse não ser prioridade.

“Se o Juazeiro do Norte quiser e achar que o deputado Yury tem que ser candidato a prefeito, eu vou ser candidato a prefeito (…) Estou pronto, não vou deixar minha cidade na mão”.

Nos bastidores, o deputado havia articulado a ida do vereador Capitão Vieira (PTB) para a presidência da Câmara Municipal, após o feminicídio da vereadora Yanny Brena (PL), que vinha em ascensão política. Haveria uma tentativa do deputado de, caso não seja o candidato, que a vaga pudesse ser ocupada pelo vereador. 

Pré-candidatos à Prefeitura de Juazeiro do Norte

  • Gledson Bezerra (Podemos)
  • Fernando Santana (PT)
  • Yury do Paredão (MDB)
  • Capitão Vieira (PTB)

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar