Sarto sobre desfiliação de Evandro do PDT: 'A gente tem que conviver com os diferentes'

Conforme informou o deputado Romeu Aldigueri (PDT), a autorização se deu depois da primeira reunião de diretório do PDT no Ceará, realizada após a posse do senador Cid Gomes (PDT) como presidente em exercício da legenda.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) mencionou que a desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão da sigla deve ser tratada "pacificamente". A declaração foi dada na tarde desta segunda-feira, 28, durante o lançamento do Programa Mais Fortaleza. 

"A situação em partidos sempre é esta, situação de que a gente tem que conviver com os diferentes, até o nome já tá dizendo: partido", continuou. "A gente tem que conviver respeitosamente, a gente tem que conviver pacificamente com quem pensa diferente. Nós estamos aqui pra isso".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O posicionamento do gestor municipal faz referência à decisão do diretório estadual do PDT no Ceará em aprovar, na última sexta-feira, 25, uma carta de anuência, autorizando que Evandro se desfiliasse do partido. A iniciativa viabiliza a aliança do presidente da Assembleia com o PT ou outra legenda, visando a eventual pré-candidatura ao Paço Municipal em 2024.

A autorização foi aprovada na primeira reunião de diretório do PDT no Ceará, realizada após a posse do senador Cid Gomes (PDT) como presidente em exercício da legenda. Não houve votos contrários e sete membros do diretório se abstiveram.

 

A carta foi solicitada de forma remota por Evandro, que participou do encontro de dentro do carro, por meio do aplicativo Zoom, haja vista que o deputado participava, na noite da última sexta-feria, da cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Custódio Almeida

Pré-candidatura de Evandro à Prefeitura de Fortaleza em 2024 

A ação segue "roteiro" que vem sendo traçado há algum tempo por deputados do PDT. Conforme antecipou a coluna do jornalista Carlos Mazza, do O POVO, pedetistas já falavam na concessão de “salvo conduto” ao deputado desde julho. A anuência seria seguida por um convite formal da Executiva estadual do PT para a filiação de Evandro ao partido.

Em 16 de agosto, o próprio prefeito José Sarto (PDT) comentou a possibilidade da concessão de cartas de anuência para pedetistas, destacando não ser contra a tese. “Eu, a princípio, não sou a favor de perseguir ninguém. Saia quem quiser, por que quiser”, disse.

Com informações de Guilherme Gonsalves, especial para O POVO 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2024 prefeito Sarto Evandro Leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar