Bolsonaristas seguem acampados em Fortaleza mesmo após viagem do presidente

Aliados do então presidente Jair Bolsonaro mantêm acampamento ao lado do quartel da 10ª Região Militar

21:56 | Dez. 30, 2022

Jair Bolsonaro em sua última live, horas antes de embarcar para os Estados Unidos e não passar a faixa para o presidente eleito Lula (foto: Reprodução YouTube/ Jair Bolsonaro)

Bolsonaristas continuam acampados em frente ao quartel da 10ª Região Militar, em Fortaleza, mesmo após viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Orlando (EUA), nesta sexta-feira, 30.

Na antevéspera da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chefe do Executivo decidiu deixar o país, encerrando o seu mandato antes do previsto e evitando, assim, passar a faixa presidencial a seu sucessor no cargo.

Com a viagem de Bolsonaro, o vice, Hamilton Mourão, assumiu o Planalto, mas não deve participar da cerimônia de posse de Lula.

Instalados numa praça ao lado da unidade militar, os apoiadores do ex-capitão podiam ser vistos, ao longo desta sexta-feira, acenando com bandeiras e defendendo intervenção das forças armadas.

Em Brasília, a determinação do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é de que, caso não haja solução negociada, os acampamentos sejam compulsoriamente desfeitos com auxílio das polícias militares.

Nas últimas semanas, uma série de episódios envolvendo bolsonaristas foi registrada na capital federal, a exemplo da tentativa de atentado a bomba, da depredação de carros e ônibus e dos planos de invasão de uma delegacia da PF.

Depois disso, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o cumprimento de mandados de prisão contra aliados do então presidente em sete estados, entre eles o Ceará.