Quem é Izolda Cela, nome que se fortalece no PDT para disputar sucessão de Camilo Santana

A vice-governadora do Ceará deve assumir a gestão no início de abril, período no qual Camilo precisaria se desincompatibilizar da função para concorrer a uma vaga no Senado

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é a primeira mulher a assumir o cargo de vice-governadora do Ceará; função que exerce há quase oito anos, estando ao lado do governador Camilo Santana (PT) durante toda a gestão do petista. Além disso, é professora e psicóloga e destaca-se pela atuação próxima à área da Educação.

Na área acadêmica, é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já na vida pública, fez parte da Secretaria de Educação de Sobral, onde atuou como secretária adjunta de Educação (2001-2003) e secretária de Educação (2004-2006). Sua atuação a levou a ocupar a Secretaria Estadual de Educação do Ceará entre 2007 e 2014, onde ganhou projeção que a levou a ser escolhida como vice-governadora.

Izolda assumiu o posto na primeira gestão do governador Camilo (2015-2018) e continua durante o segundo mandato (2019-2022). A vice-governadora exerce a coordenação do Pacto por um Ceará Pacífico (prevenção da violência) e acompanhamento de políticas sociais desenvolvidas pelo governo. Em 2015, ela tornou-se a primeira mulher a assumir o governo do Ceará. Foi de forma interina durante viagem de Camilo aos Estados Unidos.

Atualmente, ela é cotada como uma das pré-candidaturas do PDT à sucessão junto com outros três nomes. Izolda deve assumir o governo no início de abril, período em que Camilo precisará se desincompatibilizar da função para concorrer a uma vaga no Senado Federal. Na última terça-feira, 15, ele confirmou a tendência de renunciar para concorrer ao Senado.

Nas últimas semanas, a coluna do jornalista Carlos Mazza, do O POVO, conversou com vários deputados estaduais e federais pedetistas. Boa parte deles já trata Izolda como um nome “natural” para a disputa pelo Palácio da Abolição nas eleições de 2022.

Dentre os pontos levantados pelos parlamentares estavam: a proximidade com Camilo, a ligação com a aclamada pauta da Educação e a perspectiva de que ela assumirá o governo nos próximos meses.

A definição, no entanto, só deve ocorrer, oficialmente, entre julho e agosto deste ano nas convenções partidárias. Além de Izolda, estão na disputa pela indicação do PDT o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e o deputado federal e ex-secretário estadual, Mauro Filho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vice-governadora Izolda Cela Governador Camilo Santana Eleições de 2022 Sucessão de Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar