Cristovam Buarque: Bolsonaro "trai a pátria" ao nomear desqualificados para a educação

Mais 33 servidores do Inep pediram exoneração de seus cargos nessa segunda-feira, 8; debandada acontece a poucos dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O ex-ministro da Educação do governo Lula (PT), Cristovam Buarque, disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "trai a pátria" quando indica, na sua avaliação, pessoas desqualificadas à Educação. "Bolsonaro não é patriota. Ele aparelha um setor que vai construir o futuro do país. E aparelha com incompetentes. Ele trai os eleitores e a pátria", afirmou Buarque em entrevista ao UOL.

Mais 33 servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pediram exoneração de seus cargos nessa segunda-feira, 8. A debandada acontece a poucos dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desses, 29 trabalhavam em áreas ligadas ao exame e 22 eram coordenadores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na avaliação de Cristovam Buarque, uma má educação pode causar consequências piores do que epidemias. "Mata pessoas. Pessoas educadas têm mais chance de cuidar da saúde, mas mata o país também, porque entramos na era do conhecimento. Capital não é mais trabalho braçal, é o cérebro ", disse.

Crítico aos governos petistas em outras oportunidades, o ex-ministro defendeu a reeleição de Lula para derrubar Bolsonaro. "Eu defendo a eleição de Lula não por causa da Educação, mas para tirar Bolsonaro", afirmou.

Para ele, no entanto, o petista não solucionaria os problemas da Educação. "Lula é um gênio da política. Ele sabe que o que dá voto é ensino superior. O que dá voto não é aumentar o número de alunos adolescentes no ensino médio", avaliou.

Buarque foi ministro da Educação por um ano no primeiro mandato do ex-presidente Lula. Ele é idealizador de programa o Bolsa Escola, que foi implementado inicialmente no Distrito Federal, em 1995, durante o seu mandato como governador. Em 2001, o governo nacional replicou a medida em todo o País, alcançando 5,5 milhões de famílias.

Mais notícias de Política

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cristovam buarque ministro educação lula Jair Bolsonaro enem inep

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar