Mauro Campbell assume Corregedoria do TSE e inquérito contra Bolsonaro

O ministro Mauro Campbell assumiu nesta terça-feira, 9, o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Em votação simbólica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro obteve seis dos sete votos em disputa contra Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi empossado nesta terça, 9, no cargo de ministro efetivo da Corte.

Campbell assume a Corregedoria do TSE no lugar do ex-ministro Luis Felipe Salomão, que deixou o cargo no dia 29 de outubro, ao término do período de dois anos na função. O cargo de corregedor é sempre ocupado pelo ministro mais antigo do STJ na corte eleitoral. Cabe ao corregedor investigar, relatar e denunciar autoridades .

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O novo corregedor herdou o inquérito administrativo que apura crimes eleitorais do presidente Jair Bolsonaro durante a live realizada em agosto deste ano, na qual o chefe do Executivo acusou o sistema eletrônico de votação de ser alvo de fraudes. A investigação proposta por Salomão - e aprovada por unanimidade pelo plenário - veio em resposta aos ataques do Palácio do Planalto.

Campbell e Salomão possuem uma boa relação nos tribunais. Interlocutores dos ministros afirmam que a linha adotada pelo antigo ocupante do cargo de corregedor deverá ser seguida sem resistência pelo sucessor, num possível desdobramento dos processos.

Fontes no tribunal afirmam que o material do inquérito das fake news - compartilhado pelo STF para municiar a ação de cassação da chapa presidencial - poderá ser usado na investigação administrativa, permitindo assim sua conversão em uma ação judicial.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TSE/MAURO CAMPBELL/CORREGEDORIA/POSSE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar