Participamos do

Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) irão disputar 2º turno para prefeito de Macapá

Confira o resultado dos votos de hoje, domingo, 6 de dezembro (06/12), do primeiro turno das eleições municipais de 2020 para prefeitura de Macapá, no Amapá

Josiel (Dem) e Dr. Fulan (Cidadania) irão se enfrentar pelo segundo turno das eleições para prefeito de Macapá (AP), previsto para ocorrer no dia 20 de dezembro, às vésperas de Natal. O cenário político na capital do Amapá segue indefinido após o término da contagem de votos do primeiro turno feito pelo Tribunal Superior Eleitoral.

LEIA TAMBÉM | Clima é de tranquilidade nas eleições de Macapá neste domingo 

Ao término do primeiro turno, neste domingo, 6 de dezembro (06/12), Josiel, que é irmão do presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM) acumulou 29,47% dos votos, o equivalente a 59.511 das indicações para prefeitura, enquanto Dr. Fulan registrou 32.369 votos (16,03%). Segundo o Tribunal Regional do Trabalho do Amapá, 292.718 eleitores estavam aptos a votar na capital amapaense.

A votação na cidade ocorreu três semanas após o restante do Brasil devido a remarcação do pleito em decorrência da crise de segurança, alimentícia gerada pela instabilidade no fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá.

LEIA TAMBÉM: Próximo a fim de pleito adiado por apagão, Macapá tem nove urnas substituídas

Além da dupla que se enfrentará em duas semanas, outras oito candidaturas foram lançadas e marcaram presença na corrida pela prefeitura de Macapá. Na sequência decrescente do número de votos recebidos aparece Capi, do PSB, com 14,94%, que ocupou o segundo lugar durante boa parte da contagem dos votos, cedendo a posição após crescimento de Dr. Fulan na reta final. A diferença entre os dois foi de cerca de 2 mil votos.

LEIA MAIS: Em Macapá, Barroso defende segurança das eleições deste domingo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Completando a sequência, Cirilo Fernandes (PRTB) teve 11,68%, enquanto Patrícia Ferraz, do Podemos, obteve 11,27% dos votos. Guarany (PSL) somou 8,51% e Paulo Lemos (PSOL) 3,96%.

Finalizando a disputa: Haroldo Iroldo (PTC) registou 1,99% dos votos, ao lado de Professor Marcos (PT) com 1,52% e Gianfranco (PSTU) 0,62%. Votos brancos somaram 5.740 registros, enquanto votos nulos foram 9.512 casos. Ao todo, foram 201.909 eleitores foram às urnas, o equivalente a 92,98% do total de aptos a votar.

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2020

>> Candidatos à prefeitura de Macapá votam nesta manhã
>> TSE esclarece que não cobra multa indevida pelo uso do e-Titulo
>> Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título

ADAPTAÇÕES NAS ELEIÇÕES 2020

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral passou por algumas mudanças, como a expansão do horário de votação, além do acréscimo de uma série de normas e protocolos de segurança, obrigatórios na ida às urnas. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. Se o eleitor também não compareceu no primeiro turno, será necessário realizar duas justificações de ausência, uma para cada dia de votação.

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> TSE alerta sobre mensagens falsas de anulação das eleições
>> Eleições 2020: 6,3 mil mulheres recebem um ou zero voto na eleição
>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar