Participamos do

Fenômeno eleitoral em 2018, PSL não emplaca nas prefeituras de capitais em 2020

Sigla pelo qual foi eleito o presidente Jair Bolsonaro há dois anos, Partido Social Liberal disputa como cabeça de chapa em 12 capitais, mas já não tem possibilidade de vitórias

O Partido Social Liberal (PSL) não conseguiu, até o momento, nem vencer, nem chegar à disputa de segundo turno em nenhuma das 12 capitais brasileiras em que disputa prefeituras como cabeça de chapa. Os melhores resultados do PSL se deram em Natal e em Curitiba, onde o partido alcançou o terceiro lugar, ainda que já sem chances de vitória em ambas as cidades.

Em 2018, o PSL abrigou o presidente Jair Bolsonaro na disputa presidencial e, na onda bolsonarista, passou de nanico para o segundo maior partido do País em número de parlamentares eleitos na Câmara dos Deputados - isso além de ter conquistado a presidência. Em 2019, o presidente deixou o partido.

Na região Norte, quatro estados contam com candidaturas do PSL na disputa. Entre eles, o Amapá, que teve adiada a realização das eleições na capital Macapá. Lá, o candidato Guaracy apareceu em 5º lugar na última pesquisa Ibope, com 8%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Porto Velho, capital de Rondônia, Sargento Eyder Brasil aparece com 2,55%, em 9º lugar, com 74,94% das urnas apuradas até o fechamento desta matéria. Em Boa Vista, capital de Roraima, a apuração ainda está na casa dos 3% e, até então, o candidato Nicoletti aparece em 5º, com 7,61%. Em Palmas (TO), com 98,73% das urnas apuradas, Vanda Monteiro aparece em 5º, com 8,67%.

No Nordeste, três capitais tiveram candidatos do PSL. Em Natal (RN), Delegado Leocádio aparece com 10,22%, em 3º, com 88,95% das urnas apuradas até o momento. Em Recife, as urnas ainda estão em 36,54% de apuração, mas o candidato Carlos surge, até agora, com 1,71% dos votos, alcançando o 5º lugar. Em Fortaleza, com 51,80% das urnas apuradas, Heitor Freire está, até o momento, em 7º, com 1,61%.

Indo para o Centro-Oeste, três capitais tiveram candidaturas do PSL. O melhor resultado até o momento é em Campo Grande (MS), onde Vinicius Siqueira está em 4º, com 8,12%. Em Goiânia (GO), Major Araújo soma 3,28% dos votos, alcançando o 6º lugar. Já em Cuiabá (MT), Aécio Rodrigues está também em 6º, com 2,12%.

No Sudeste, os candidatos também não conseguiram melhor cenário. Luiz Lima, do Rio de Janeiro, aparece no momento em 5º lugar, com 6,83%, sendo 30,11% das urnas apuradas até o momento. Em São Paulo, há somente 0,39% das urnas apuradas até então. Neste cenário, Joice Hasselmann está em 8º lugar, com 1,60%. Pelas pesquisas anteriores, o desempenho da candidata não deve melhorar o suficiente.

Finalmente, no Sul, o único representante do PSL foi Fernando Francischin, em Curitiba, que alcançou o 3º lugar, com 6,27%. A capital do Paraná, porém, já conhece o novo prefeito: o democrata Rodrigo Greca.

ELEIÇÕES 2020

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Como a expansão do horário de votação, que passou a ser das 7h às 17 horas. Sendo o intervalo de 7h às 10h, preferencialmente dedicado para eleitores e eleitoras com mais de 60 anos e/ou que integram o grupo de risco da Covid-19. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

A candidatura de vereadores cearenses

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?


SAIBA MAIS

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar