Participamos do

Eleições 2020: resultado da apuração para prefeito em Sobral

Confira a apuração do resultado dos votos de hoje, domingo, 15 de novembro (15/11), das eleições municipais de 2020 para prefeitura de Sobral, no interior do Ceará.
07:00 | Nov. 15, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ivo Gomes, candidato pelo PDT, conquistou 59,23% dos votos e foi reeleito para a prefeitura de Sobral, na zona norte do Ceará. Ivo disputou as eleições de 2020 com Oscar Rodrigues (MDB), que recebeu,  40,77% dos votos. 

O resultado foi divulgado na noite deste domingo, 15, horas após o fechamento dos locais de votação. Ivo Gomes (PDT) recebeu 66.519 dos votos e deve assumir o mandato em janeiro de 2021. Ainda que não eleito, Oscar reuniu um montante de 45.795 votos

A contagem dos votos foi feita eletronicamente no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), subordinado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votos brancos somaram 5.288 ocorrências, o equivalente a 4,35%. Votos nulos representaram 3.868 casos, o equivalente a 3,19%.

ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

O candidato Oscar Rodrigues foi o primeiro dentre os concorrentes à Prefeitura de Sobral a votar, por volta de 9h40min deste domingo, 15. Representante do MDB na eleição sobralense, Oscar votou no prédio do Sesi Sobral, no bairro Campo dos Velhos, acompanhado do filho, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB).

O candidato releição, Ivo Gomes (PDT), votou no fim da manhã deste domingo, 15. Ele estava acompanhado do irmão, Ciro Gomes. Na saída da zona eleitoral, o candidato destacou ter uma expectativa positiva sobre as ações de sua campanha e disse estar confiante na vitória.

De acordo com a pesquisa mais recente registrada, realizada entre 5 e 7 de novembro, em Sobral, Ivo Gomes (PDT) lidera com 56%, Oscar Rodrigues (MDB) vem em seguida, com 33%. Brancos ou nulos somam 7%. Um total de 4% dos questionados não sabem ou não responderam.

A promotora eleitoral de Sobral, Juliana Cronemberger, em entrevista ao O POVO, realizou um balanço sobre as atuações do Ministério Público no município. Ela pontuou que até o início da tarde deste domingo,15, os locais de votação na cidade apresentavam movimentação tranquila. “A gente verifica que houve uma demanda regular durante toda manhã, não tivemos informações de problemas, aglomerações, filas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre as poucas ocorrências registradas, o derramamento de santinhos foi o fato mais comum, mas, segundo Juliana, “todas as providências estão sendo tomadas”. Ela completou mencionando que poucos problemas com urnas foram registrados em Sobral.

O principal ponto destacado por Juliana foi a necessidade de se respeitar as medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19, em especial a importância de se evitar aglomerações. “Nós estaremos acompanhando junto com a Polícia Militar como vai se programar para monitorar os acontecimentos após os resultados”, completou.

ELEIÇÕES EM SOBRAL:

Representando o quinto maior colégio eleitoral do Ceará, com mais de 142 mil eleitores, as disputas políticas de Sobral são marcadas tradicionalmente pela presença de integrantes da família Ferreira Gomes, seus apoiadores e seus adversário.

Ivo Gomes (PDT), que manteve a liderança nas pesquisas de intenção de voto, tenta uma reeleição em 2020 e disputa diretamente com o empresário Oscar Rodrigues (MDB). Oscar é pai de Moses Rodrigues, ex-candidato a prefeito em 2016, eleições que concederam a gestão municipal a Ivo. Moses também é do MDB e integra a base aliada de Eunício Oliveira.

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 

Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas

Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas

Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título

ELEIÇÕES 2020: A candidatura de vereadores

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil




>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar