Participamos do

"Tem as dores e as delícias de ser PT", afirma Luizianne sobre apoio de Camilo Santana; veja as apostas da candidata para Fortaleza

Petista é a sétima a participar da série de sabatinas do Grupo O POVO, que se encerra na próxima, segunda, 26, com candidato Sarto (PDT). Luizianne falou sobre suas ideias para saúde, geração de emprego e renda e relação com governador Camilo Santana
12:04 | Out. 22, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A veterana Luizianne Lins é novamente aposta do Partido dos Trabalhadores (PT) para a Prefeitura de Fortaleza, uma das cinco maiores cidades do País. Dessa vez, Lins quer contar com sua experiência e o combate ao bolsonarismo para gerir a Capital no momento de pós pandemia, considerado crítico. Para isso, candidata apresentou, durante sabatina do Grupo O POVO, na Rádio O POVO/CBN, na manhã desta quinta, 22, a ideia de um "Bolsa Família Fortaleza". Linz é direta quando se fala sobre o apoio do governador Camilo Santana: "Tem as dores e as delícias de ser PT".

Luizianne Lins é deputada federal, tem 51 anos e é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 2004, foi eleita prefeita de Fortaleza - gestão que durou dois mandatos. Hoje, enfrenta um outro contexto na nova disputa pelo Município. "Costumo dizer que o que estamos discutindo é exatamente quem vai cuidar do povo de Fortaleza depois da pandemia, ou ainda durante ela, porque devido irresponsabilidade do Governo Federal, a gente poderia ter um ciclo de superação rápido, mas não foi estancado. Foi política do 'Salve-se quem puder'", apontou petista.

Os princípios e eixos estratégicos de seu plano de governo envolvem "entender os desafios urbanos a partir do contexto de crise e da pandemia". Uma das ideias para a área de saúde, por exemplo, é fazer um "mutirão de cirurgias eletivas", que foram pausadas durante o pico de coronavírus na Capital. "SUS fortalecido e Estado Social atuante protege os mais pobres e resgata princípios constitucionais", consta no seu plano de governo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A temática não está descolada da questão econômica, o que Lins considera extremamente importante. Na opinião da candidata, a desigualdade social em Fortaleza é "brutal" e ela pretende pôr em prática um plano emergencial de geração de emprego e renda que passa por auxílio à micro, pequenas e médias empresas. "Coisas que o Governo Federal não fez. É inclusão produtiva dos grupos mais vulneráveis", considera.

Candidata elencou as prioridades de uma possível gestão: Saúde, Educação (principalmente a discussão sobre o ano letivo na pandemia) e geração de emprego e renda. Luizianne não deu muitos detalhes sobre o "Bolsa Família Fortaleza", mas disse que o partido está discutindo e que provavelmente será semelhante ao Bolsa Família nacional. "Seria algo para que as pessoas transitassem por seis meses sem passar fome. A situação é muito difícil. Não é à toa que Fortaleza amarga uma das maiores violências urbanas", acrescentou. Lins acredita que o principal desafio dos governos estaduais e municipais é reconstruir economia e recuperar empregos.

"As dores e as delícias de ser PT"

 

Uma das polêmicas das campanhas eleitorais de 2020 em Fortaleza tem sido a incerteza sobre apoio do governador Camilo Santana (PT) à algum candidato ao pleito. Mesmo sendo colega de partido, Luizianne Lins não recebeu apoio direto de Santana, mas utiliza sua imagem em peças e outros conteúdos. A candidata entende isso como "partidário e legal". Na sabatina do O POVO, ela justificou: "Quem se filia a um partido tem direitos e responsabilidades. Camilo não saiu do PT. Poderia ter saído se quisesse, mas não foi opção dele. Tem as dores e as delícias de ser PT".

Até o momento, a única certeza é que Camilo não é lá muito fã do candidato do Pros, Wagner Souza, com quem tem trocado farpas sobre o motim da Polícia Militar (PM) no início do ano. No último dia 14 de outubro, o governador petista escreveu nas redes sociais que Capitão Wagner “tanto liderou o motim de 2011 como teve participação direta nesse último motim, que teve clara motivação política para desorganizar a segurança do Ceará”. Nesta terça-feira, 20, site de Wagner rejeitou as acusações feitas por Camilo afirmando que o deputado "não tinha nenhum motivo para desejar uma paralisação de policiais, especialmente em ano eleitoral". Camilo Santana (PT) rebateu novamente o prefeiturável e afirmou: "Capitão Wagner, se não se arrepende do que fez, pelo menos assuma os seus atos".

Sobre a discussão, Luizianne Lins também opinou: "Todo mundo sabe que Wagner se construiu como liderança. Se estão escondendo é por questão eleitoral". A petista acredita que estará no segundo turno e que "não escolhe adversário". Entende seu índice de rejeição nas pesquisas, mas disse ser muito firme nas suas decisões e acredita que existe um núcleo do bolsonarismo na Cidade que interfere em sua imagem. "Eu tenho usado o termo "resperançar". A pandemia deixou as coisas mais difíceis. São as palavras chaves: experiência e esperança. Acreditar que essa Cidade vai se reencontrar novamente com seu povo e ser feliz", comentou na entrevista.

Você pode ler proposta de governo completa de Luizianne Lins aqui 

Na sexta, 23, o sabatinado será Wagner Souza (Pros). Você pode acompanhar debate pela rádio O POVO/CBN e Facebook

 Sabatinas O POVO

 

O Grupo O POVO começou no dia 13 de outubro sua série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura da Capital. Dez dos 11 candidatos estão sendo ouvidos. A ideia é entender os planos de governo para além do horário eleitoral, ajudando a população na hora da escolha. Até agora, sete candidatos à Prefeitura de Fortaleza foram sabatinados. A série teve início com Anízio Melo, do PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

A série chega ao fim no dia 26 de outubro, com José Sarto (PDT), que precisou adiar participação devido seu estado de saúde. Ainda falta sabatinar Sarto, Wagner Souza (Pros) e Samuel Braga (Patriota).

A transmissão é sempre vivo pela Rádio O POVO/CBN e redes sociais do O POVO Online e no Facebook. O programa tem mediação de Maísa Vasconcelos, que convida outros dois jornalistas da casa para sabatinar prefeituráveis.

LEIA TAMBÉM | Veja os próximos candidatos à Prefeitura de Fortaleza a serem sabatinados pelo O POVO 

O POVO preparou também uma série de matérias sobre os debates, trazendo as propostas de cada candidato.

Confira:

"Fortaleza mais humana": conheça as propostas de Anizio Melo, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB 

Renda básica e periferia como prioridade: veja as propostas de Renato Roseno, candidato à Prefeitura de Fortaleza 

"Nem sou Lula, nem Bolsonaro: sou lúcido": veja as propostas de Heitor Férrer, candidato à Prefeitura de Fortaleza 

"Fortaleza é jovem e merece alguém jovem", afirma Heitor Freire, candidato à Prefeitura de Fortaleza; veja propostas 

"1° Capital amiga dos animais": veja as propostas de Célio Studart, candidato à Prefeitura de Fortaleza 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar