Vítimas de acidente com balão em SC são veladas neste domingo, 22
Acidente em balão de ar quente que realizava um passeio turístico em Praia Grande (SC) deixou oito mortos e 13 sobreviventes
Corpos das vítimas do trágico acidente com do balão em Praia Grande (SC) na manhã de sábado, 21, são velados neste domingo, 22. Na noite do ocorrido, a Polícia Científica identificou as vítimas e transferiu quatro delas para suas cidades de origem.
De acordo com o governo catarinense, um dos oito corpos não tinha sido identificado até às 23h do sábado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Eram 21 pessoas a bordo do balão de ar quente que sobrevoava uma área de vegetação, cerca de 9 quilômetros do centro da cidade, na hora do acidente. O equipamento da empresa Sobrevoar tinha capacidade de carregar até 27 pessoas ou 2.870 quilos.
Em nota divulgada, a Sobrevoar afirmou suspender suas atividades e que o piloto tentou salvar todos a bordo. O balonismo é comum na cidade de Praia Grande, onde os voos a bordo de balões de ar quente são uma das atividades turísticas do local.
Imagens divulgadas na internet mostram o balão pegando fogo e, em seguida caindo no chão, deixando oito mortos e 13 sobreviventes. Entre os mortos, estavam o casal Janaina Moreira Soares da Rocha, de 46 anos, e Everaldo da Rocha, 53, que foram velados na manhã deste domingo, 22, às 9h30min, em Joinville.
O médico oftalmologista Andrei Gabriel de Melo, 34 anos, que começou a ser velado às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores. Cerimônia de despedida acontece nesta segunda-feira, 23, às 9h, seguido de sepultamento.
Leane Elizabeth Harrmann Parizotto, de 70 anos, e a médica Leise Herrmann Parizotto, 37, mãe e filha, são veladas hoje às 17h, em Concórdia (SC). O patinador Leandro Luzzi, que será enterrado às 17h, em Brusque (SC).
A engenheira agrônoma gaúcha Juliane Jacinta Sawicki, de 36 anos, é velada na comunidade Rui Barbosa, na cidade de Carlos Gomes, Rio Grande do Sul, às 7h. Não há informações sobre o velório do funcionário de uma agência do Banco do Brasil e primo do prefeito de Barão de Cotegipe (RS) Fabio Luiz Izycki, 42.
Entenda como aconteceu o acidente
Após identificar o cesto do balão pegar fogo, o piloto Elvis de Bem Crescência desceu o equipamento o máximo que pode e pulou do balão, orientando que todos fizessem o mesmo.
Entretanto, oito dos 20 passageiros não conseguiram pular e o balão retornou a subir. Lá em cima, três pessoas se jogaram e os outros cinco permaneceram na cesta, quatro deles morreram abraçados.
Segundo o delegado de Praia Grande, Tiago Luiz Lemos, o piloto Elvis de Bem Crescência explicou, em seu depoimento, que o fogo começou no cesto por causa do maçarico. Autoridades ainda apuram os detalhes e aguardam o resultado da perícia.
Leia nota divulgada pela empresa responsável pelo passeio turístico
É com profunda dor e tristeza que nós da SOBREVOAR SERVIÇOS TURISTICOS manifestamos nossa solidariedade e respeito as vítimas envolvidas no acidente desta manhã de sábado, dia 21/06/2026.
Nesse momento, expressamos nossos sentimentos aos familiares das vítimas, oferecendo nosso total apoio e nessas preces, colocando-nos à disposição para auxiliar em tudo o que for necessário.
Gostaríamos também de esclarecer que trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Destacando que não tínhamos registros de acidentes anteriores.
Infelizmente, mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço de nosso Piloto, cujo mesmo possui amplo experiência e adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos que estavam à bordo do balão, sofremos com a dor causada por essa tragédia.
Ainda, estendemos nossa gratidão a todas as equipes de resgate e profissionais da saúde que estão trabalhando incansavelmente para prestar assistência às vítimas. Informamos que todas as operações da empresa foram imediatamente suspensas por tempo indeterminado, em respeito as vítimas, seus familiares e à comunidade.
Por fim, pedimos a população que, em respeito às vítimas e dos seus familiares, não divulguem noticias falsas e outras postagens que possam aumentar o sofrimento que já está sendo enfrentado pelas famílias.