Queda de balão: veja quem são as vítimas, relato do piloto e possível causa

Queda de balão: veja quem são as vítimas, relato do piloto e possível causa

Oito pessoas morreram após a queda de um balão de ar quente que pegou fogo durante um voo turístico na manhã deste sábado, 21, em Praia Grande, Santa Catarina

Uma grave ocorrência marcou a manhã deste sábado, 21, em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina. Um balão de ar quente, utilizado para passeios turísticos, pegou fogo durante o voo e caiu, resultando na morte de oito pessoas. Outras 13 vítimas sobreviveram, após conseguirem saltar da aeronave ainda em movimento. Veja o que se sabe até agora sobre o caso. 

Como aconteceu o acidente

De acordo com o tenente-coronel Zevir Cipriano Junior, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o incêndio teve início no cesto do balão, possivelmente provocado por um maçarico. O piloto, ao perceber o fogo logo após a decolagem, ainda com a aeronave a baixa altitude, tentou realizar um pouso de emergência.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Seguindo orientação do condutor, 13 ocupantes, incluindo ele próprio, conseguiram saltar a tempo. No entanto, com a redução de peso e o calor intenso das chamas, o balão subiu repentinamente antes de despencar próximo a um posto de saúde da cidade. Segundo os bombeiros, quatro das vítimas morreram carbonizadas e outras quatro faleceram após a queda.

Imagens gravadas por moradores e turistas mostram o momento exato em que a aeronave pega fogo e despenca, aumentando a comoção nas redes sociais.

Perfil das vítimas

Vítimas que morrem eram de diferentes regiões e profissões, entre elas médicos, atletas e casais. Confira a lista oficial divulgada pela Polícia Civil:

  • Andrei Gabriel de Melo – oftalmologista, atuava em Fraiburgo
  • Everaldo da Rocha – de Joinville
  • Fabio Luiz Izycki – natural do Rio Grande do Sul
  • Janaina Moreira Soares da Rocha – de Joinville
  • Juliane Jacinta Sawicki – do Rio Grande do Sul
  • Leandro Luzzi – patinador artístico, professor em Brusque
  • Leane Elizabeth Herrmann – mãe da médica Leise
  • Leise Herrmann Parizotto – servidora pública e médica em Blumenau

As 13 pessoas resgatadas com vida foram encaminhadas a unidades hospitalares da região. Pelo menos cinco delas foram levadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, no centro de Praia Grande. Três delas morreram abraçadas. 

Os atendimentos envolveram equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Local conhecido pelo balonismo

Praia Grande é reconhecida nacionalmente como a “Capital dos Cânions” e também como a “Capital do Balonismo”, sendo um dos destinos mais procurados para voos turísticos em balões de ar quente.

Investigações e medidas de segurança

As causas exatas do acidente ainda estão sob análise. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanha de perto o caso e vai colaborar com a apuração feita pela Polícia Civil, que já ouviu o piloto.

A empresa responsável pelo passeio, a Sobrevoar Serviços Turísticos, informou em nota oficial que o piloto possuía ampla experiência e que o balão estava devidamente licenciado para a atividade. Segundo a companhia, até então, não havia registro de acidentes envolvendo a frota.

“É com profunda dor e tristeza que manifestamos nossa solidariedade e respeito às vítimas envolvidas nesse acidente. Mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço do piloto, sofremos com a dor causada por essa tragédia”, destacou a empresa.

Enquanto os sobreviventes recebem cuidados médicos e acompanhamento psicológico, as autoridades continuam o trabalho de perícia para determinar as responsabilidades e as falhas que levaram a este grave acidente.

Três vítimas morreram abraçadas em queda de balão em Santa Catarina; veja vídeo

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar