Funcionários vestidos de urso cuidam de filhote em abrigo nos EUA

Funcionários vestidos de urso cuidam de filhote em abrigo nos EUA

Na Califórnia, cuidadores se fantasiam como a mãe do animal, para evitar que o filhote crie laços humanos e possa retornar à natureza

Um filhote de urso-negro órfão, encontrado na Floresta Nacional Los Padres, na Califórnia, nos Estados Unidos, tem recebido cuidados em um abrigo de forma inusitada.

No último mês, o San Diego Humane Society, abrigo responsável pela espécie, viralizou ao compartilhar imagens de cuidadores fantasiados de urso durante o processo de reabilitação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a organização, a fantasia é composta por um casaco de pele, luvas de couro, calça específica e máscara, e tem como objetivo impedir que o animal se apegue a um cuidador humano.

Além do disfarce, os cuidadores esfregam feno por todo o corpo, com o objetivo de imitar comportamentos e odores maternos e evitar que o urso crie laços com humanos.

“Não queremos que o filhote toque na nossa pele de jeito nenhum. Ele nunca nos vê como humanos, e estamos empenhados em fazer o que for preciso para mantê-lo selvagem”, disse Autumn Welch, gerente de operações de vida selvagem, ao The Washington Post.

Correndo risco de vida, filhote encontrado é o mais jovem da organização

O filhote órfão de apenas 2 meses é o urso mais jovem já cuidado pela organização. Ele foi encontrado sozinho por visitantes da Floresta Nacional Los Padres, em 12 de abril, quando tinha cerca de 1,3 quilo.

Após tentativas frustradas de localizar sua mãe, biólogos do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia o entregaram à Sociedade Humanitária, no dia 14 daquele mês.

Segundo a equipe responsável pelos cuidados, o filhote chegou ao local "fraco e abaixo do peso".

Com nutrição adequada, o filhote engordou quase 4,5 quilos em pouco mais de cinco semanas de tratamento. No último mês, o urso atingiu importantes marcos de desenvolvimento, como cavar, encontrar abrigo, procurar por comida e fazer um ninho.

Além de oferecer alimentação e cuidados médicos, a equipe realiza atividades específicas para estimular habilidades de sobrevivência.

Segundo o San Diego Humane Society, o filhote permanecerá no abrigo por até um ano. Até lá, por causa de sua idade e tamanho, o risco de um eventual ataque à equipe é baixo.

Após esse período, os especialistas devem devolver o animal à natureza. Ainda de acordo com o abrigo, caso algum outro filhote de urso órfão seja resgatado, o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia poderá tentar reunir os animais para auxiliá-los a manter seus instintos no mesmo habitat.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar