Brasil ocupa 33º lugar em ranking de países seguros para turismo LGBTQIA+

Levantamento de site especializado em viagens listou dez parâmetros para definir segurança de destinos para pessoas LGBTQIA+; Brasil pontuou bem em quase todas as categorias, mas recebeu críticas pela violência

Um site especializado em análise de viagens elaborou um ranking para pessoas LGBTQIA+, considerando a segurança de diversos países para o turismo deste público. Na comparação, o Brasil ficou em 33º lugar.

O casal Asher e Lyric Fergusson acumula dezenas de destinos, e desde 2009 produz conteúdos sobre viagens. Em 2021, eles passaram a realizar um levantamento específico para o público LGBTQIA+, pesquisa que foi atualizada este ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, são 203 países, qualificados de acordo com dez categorias. As classificações abordam quesitos como proteção ou perseguição legal, considerando se relacionamentos homoafetivos são reconhecidos ou proibidos por lei; segurança para pessoas trans, que pesa a quantidade de assassinatos de indivíduos neste grupo e possibilidades de alterar o gênero em documentos; e uma pesquisa de opinião com moradores dos países.

Embora não tenha obtido a classificação máxima em apenas três aspectos (proteção a trabalhadores, defesa legal contra discriminação e pesquisa de opinião), o Brasil ficou longe do topo do ranking. Segundo os organizadores do estudo, o motivo foi a "violência amplamente documentada contra a população LGBTQIA+, especialmente pessoas trans".

Como resultado, o Brasil pontuou menos que países como a Croácia, que não reconhece casamentos homoafetivos, e Equador, que não permite adoção por pessoas LGBTQIA+. Nações mais desenvolvidas, porém, como Japão (sem proteções legais contra discriminação) e Mônaco (onde a transição de gênero é proibida por lei), tiveram posições piores no ranking.

Com placar de -200, o pior país na lista é Brunei. Além de não ter nenhuma proteção legal para pessoas LGBTQIA+, o sultanato pune práticas homoafetivas com morte por apedrejamento. Diversas outras nações, como Nigéria, Catar e Líbano, também penalizam a existência de pessoas LGBTQIA+.

No outro extremo da lista, Canadá, Suécia, Holanda, Malta e Portugal tiveram mais de 350 pontos. Nestes locais as proteções para pessoas LGBTQIA+ são amplas, incluindo direito à adoção por casais homoafetivos, retificação de documentos para pessoas trans, e garantias constitucionais contra discriminação.

Mais notícias internacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ranking países viagem lgbtqia+ segurança discriminação turismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar