Fiji entrega aos EUA iate russo após semanas de disputa judicial

Um tribunal de Fiji entregou nesta terça-feira aos Estados Unidos um grande iate russo, objeto de sanções de acordo com Washington, e autorizou sua saída do território, o que encerra uma disputa judicial de oito semanas.

O "Amadea", com 106 metros de comprimento e avaliado em 300 milhões de dólares, foi ancorado em Fiji em abril, quando foi confiscado a pedido dos Estados Unidos devido às sanções contra empresários russos vinculadas à guerra da Ucrânia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o governo americano, o iate está relacionado com o oligarca russo Suleiman Kerimov, que é objeto de sanções de Washington, uma medida que implica o bloqueio e o confisco de ativos.

O presidente da Suprema Corte de Fiji, Kamal Kumar, rejeitou um recurso apresentado na semana passada pelo conglomerado Millemarin Investments, proprietário do iate, segundo os registros, para adiar a execução da ordem judicial.

"O 'Amadea' foi entregue às autoridades americanas e vai sair de Fiji", disse o procurador-geral Christopher Pryde.

A decisão encerra uma disputa legal na qual o advogado de defesa Feizel Haniff negou que Kerimov fosse o proprietário e argumentou que a lei local pela qual o iate foi apreendido não permitiria o confisco por parte dos Estados Unidos.

O advogado também afirmou que o verdadeiro dono era o milionário russo Eduard Khudainatov, que não é alvo de sanções.

O iate tem heliponto, piscina, banheira de hidromassagem, "jardim de inverno" no convés, segundo o portal especializado superyachtfan.com.

dgi/arb/axn/an/es/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Fiji Rússia Suleyman Kerimov Eduard Khudainatov

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar