Federação Internacional de Patinação Artística eleva de 15 a 17 anos idade mínima para competir

A União Internacional de Patinação (ISU) decidiu nesta terça-feira aumentar a idade mínima de 15 a 17 anos para participação de patinadoras e patinadores artísticos em competições.

A decisão foi adotada por votação no congresso da ISU em Phuket, na Tailândia, e ocorre meses após o escândalo de doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim que envolveu a patinadora russa Kamila Valieva, então com 15 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"É uma decisão histórica", disse o presidente da ISU, Jan Dijkema, depois que mais de 100 países votaram a favor da medida e 16 votaram contra.

Valieva, uma das favoritas ao título olímpico, não superou os exames antidoping prévios aos Jogos Olímpicos, mas foi autorizada a competir.

Após o escândalo de doping, no entanto, a atleta falhou em seus exercícios e caiu várias vezes durante sua apresentação.

Após seu desempenho abaixo do esperado, questões sobre a influência de sua equipe foram apresentadas depois de uma conversa tensa com seu treinador.

A ISU reconheceu que tem o dever de cuidar dos atletas adolescentes de elite.

A mudança do limite de idade será implementada gradualmente ao longo dos próximos anos.

lpm/pdw/pst/mar-an/es/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

patinação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar