Prefeitura de Fortaleza convoca 411 aprovados em concurso da Saúde
Profissionais de diferentes especialidades irão reforçar postos de saúde, hospitais e o atendimento do Samu; expectativa é de mais de 19 mil atendimentos mensais
A Prefeitura de Fortaleza convocou 411 candidatos aprovados no concurso público da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), realizado em 2024. Os profissionais irão compor o quadro efetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quinta-feira, 28, e faz parte do programa Saúde que Cuida, do Plano Fortaleza Inclusiva.
LEIA MAIS| Elmano afirma que operações policiais estão sendo intensificadas: "Vamos pra cima!"
Ao todo, 13 cargos foram contemplados na convocação. Entre eles estão médicos, auxiliar de farmácia, auxiliar em saúde bucal, cirurgião-dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de laboratório de análises clínicas, motorista socorrista, técnico em enfermagem, técnico em imobilização ortopédica e técnico em radiologia.
SindiSaúde comemora, mas avalia convocação como insuficiente
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) comemorou a convocação. “Essa conquista é fruto da luta incansável do sindicato ao lado da categoria”, destacou a entidade.
No entanto, o sindicato ponderou que “a quantidade de convocados ainda é insuficiente diante da necessidade real de profissionais de saúde em Fortaleza”.
Mais de 19 mil atendimentos por mês
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), destacou que a chegada dos novos profissionais deve ampliar a capacidade da rede municipal de saúde.
“Com esta convocação, nós vamos conseguir ampliar o acolhimento na nossa rede municipal de saúde. E vem mais por aí. Vamos chegar a mais de mil novos profissionais da nossa rede de atendimento até o final do ano”, afirmou.
Quer receber as últimas notícias pelo WhatsApp? Entre no canal do O POVO
A projeção da gestão é de mais de 19 mil atendimentos mensais, além de 3 mil atendimentos de saúde bucal e 1.500 atendimentos de emergência pelas ambulâncias do Samu.
Prazo para apresentação
De acordo com o Diário Oficial, os convocados devem se atentar ao cronograma. O comparecimento à junta médica deve ocorrer entre 1º e 12 de setembro, no Instituto de Previdência do Município (IPM).