Quatro pessoas se afogam ao mesmo tempo na Praia do Futuro e uma morre
A ocorrência foi registrada por volta das 14h45min deste sábado, 9. O Corpo de Bombeiros e o SAMU realizaram o resgate
Quatro pessoas foram vítimas de afogamento ao mesmo tempo na Praia do Futuro, em Fortaleza, na tarde deste sábado, 9, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A ocorrência foi registrada por volta das 14h45min. Uma das vítimas sofreu parada cardiorrespiratória e, no início da noite, a corporação confirmou o óbito.
LEIA TAMBÉM | Museu do Corpo de Bombeiros é inaugurado em solenidade do centenário da corporação
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O afogamento aconteceu na faixa de praia em frente à barraca América do Sol. De acordo com as informações das equipes de salvamento, uma das vítimas foi retirada da água por populares antes da chegada dos salva-vidas. Os bombeiros entraram no mar para resgatar as outras três pessoas.
Uma das vítimas teve parada cardiorrespiratória e não resistiu
Segundo as informações repassadas pelos bombeiros, duas pessoas foram resgatadas e estabilizadas sem demais complicações.
A terceira vítima apresentava afogamento de grau 2 e foi atendida por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A quarta vítima estava em estado grave, na avaliação de grau 6, considerado o estágio mais grave. Ela teve parada cardiorrespiratória, indicando a necessidade imediata de ressuscitação cardiopulmonar. Recebeu atendimento emergencial e foi conduzida para unidade hospitalar.
O óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros depois das 19 horas.
LEIA MAIS: Dicas para nadar no mar de Fortaleza com segurança e evitar afogamentos
Orientações para evitar afogamentos
O Corpo de Bombeiros alerta a importância de respeitar as orientações de segurança, evitar áreas de correnteza e, sempre que possível, buscar locais com presença de guarda-vidas para o banho de mar.
A coorporação salienta que a prioridade é entrar no mar em locais próximos a postos de guarda-vidas, onde os profissionais poderão orientar sobre lugares e momentos adequados para entrar no mar e, em caso de necessidade, poderão efetuar o resgate.
O CBMCE ressalta que nunca se deve entrar na água após o uso de substâncias que alterem a capacidade de reagir ao perigo, como álcool e remédios controlados.
E por fim, não se deve deixar crianças sozinhas em ambientes aquáticos. E boias não garantem a segurança das mesmas.