Morre o médico e professor Hélio de Morais Pinho, aos 85 anos
O fundador do tradicional Curso Skema deixa esposa e cinco filhos nessa terça-feira, 15, em Fortaleza. Ele tinha câncer de pulmão
20:16 | Jul. 16, 2025
Morreu, aos 85 anos de idade, o médico e professor Hélio de Morais Pinho nessa terça-feira, 15, em Fortaleza. Deixa a esposa Lucileide e cinco filhos: Hélida (in memoriam), Hélio Júnior, Harrison Pinho, Nara e Huckell.
Doutor José Frota, o "médico perfeito" que dá nome ao maior hospital público do Ceará; CONHEÇA
O velório ocorreu na tarde da mesma data. Em seguida, houve a cremação.
A causa mortis foi câncer de pulmão, em metástase.
Hélio foi o fundador do tradicional Curso Skema, criado em 1975. Formado em medicina, onde atuou por mais de 50 anos, ele era também docente de química por vocação.
Leia mais
Com o slogan "O campeão do vestibular", o Skema se tornou um dos maiores cursinhos do Ceará, à época, com sete sedes espalhadas e mais de 12 mil alunos ativos.
Criou programas de rádio com aulas ao vivo, transmitindo conteúdos de todas as disciplinas. Além disso, idealizou os "corujões presenciais", isto é, maratonas de estudo que começavam às 20 horas e atravessavam a madrugada até o amanhecer.
O educador concedeu milhares de bolsas e oportunidades a estudantes de baixa renda.
"Morava em Pacajus, meus pais tinham poucas condições, mas procurei o Skema mesmo assim. Fui informado que não havia bolsas. Insisti para falar com o senhor Hélio, e consegui meia-bolsa. Hoje sou advogado, já me aposentando. Sou muito grato", rememora o ex-aluno Guerreiro Filho.
Vídeo: Jovem viraliza ao surpreender a mãe e contar que conseguiu bolsa de estudos; ASSISTA
Na carreira da saúde, era conhecido por diagnosticar por telefone e prescrever com precisão, guiado por escuta e intuição.
Reações sobre a morte de Hélio de Morais Pinho
Em nota de pesar, o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado do Ceará (Seacec), em nome do presidente Fabiano Barreira da Ponte, diretores e associados, lamentaram com profunda tristeza e consternação o falecimento.
Ele é pai do diretor politico e presidente da Singular Serviços, Harrison Pinho.
O Sindicato presta solidariedade a Harrison e familiares pela perda. "Rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé", pregam.
Associação Brasileira de Empresas de Vigilância e Segurança (Abrevis) e Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) também expressaram condolências na pessoa de Urubatan Estevam Romero, vice-presidente financeiro.
Ao O POVO, o filho mais velho, Hélio Júnior, lembrou o nascimento do pai em Acopiara. O avô plantador de cana e a avó dona de casa enxergaram o quociente de inteligência (QI) alto do herdeiro. Assim, mandaram ele a Fortaleza. O primeiro trabalho na Capital foi na farmácia do tio.
"Meu pai entra no curso de medicina e, para se sustentar, começa a dar aula em alguns cursinhos", relata. Com o tempo, chegou a ser diretor dessa área do Colégio Cearense.
Sobre o legado, Hélio afirma que o progenitor deixa forte humildade ao ajudar quem não tem condições. Mesmo residindo há 30 anos em Salvador, não deixou de receber inúmeras mensagens de pesares.
"Para quem tem fé, a vida nunca tem fim. E nós somos pessoas de muita fé. A partida foi dolorosa. Não existirá outra pessoa parecida. Nosso porto seguro. Então, nós sabemos que ele está no braço do Pai, em nome de Jesus", assegura.
Apesar da metástase, o filho garante que o óbito foi de forma tranquila, sem dor, em família. A última conversa entre eles foi há três dias.