Washington Soares ganha novo cruzamento; retorno do viaduto será desativado
O semáforo está no local desde o dia 5 de julho e tem como objetivo aliviar o fluxo das ruas e facilitar o acesso aos bairros Cambeba e Lagoa Sapiranga
Quem trafega pela avenida Washington Soares (CE-040) percebeu que a via pública ganhou uma nova configuração com a sinalização instalada entre as ruas Joaquim Frota e Joaquim de Figueiredo Filho. O semáforo está no local desde o dia 5 de julho e tem como objetivo aliviar o fluxo das ruas e facilitar o acesso aos bairros Cambeba e Lagoa Sapiranga.
O POVO foi até o local nesta segunda-feira, 14, para observar a movimentação de carros, motos e pedestres. Mesmo com a proximidade do horário de pico, o tráfego de carros era tranquilo e a espera pela abertura do sinal verde não é tão longa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Caminhão do Cidadão: sete municípios cearenses estão na rota de serviços básicos
Conforme informou o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran - CE), a nova configuração viária vem para melhorar o tráfego pela avenida Oliveira Paiva, já que ela concentrava grande parte das travessias da avenida Washington Soares. — que até então era um dos poucos pontos de conexão disponíveis.
O Detran informou ainda que o retorno localizado no km 5,75 será desativado. A partir da implantação, os motoristas deverão realizar o retorno por meio de laços de quadra nos dois sentidos, que já estarão integrados à nova semaforização.
À frente do Detran Ceará, o superintendente do órgão Waldemir Catanho informou que “a intervenção visa aumentar a segurança viária, reduzir conflitos de tráfego nessa região e proporcionar maior fluidez ao trânsito local, beneficiando condutores, ciclistas e pedestres que circulam nesta área diariamente”.
Motoristas ouvidos pela equipe de reportagem disseram que o fluxo apresentou uma melhora com depois da instalação dos semáforos e que, pelo menos na primeira semana, o tráfego tem sido mais fácil — principalmente pela não necessidade do uso da faixa de retorno.
"Eu tenho o costume de passar por aqui todos os dias e, de verdade, a sinalização ajuda bastante. Antes, precisava dar um retorno enorme lá perto do viaduto pra chegar ao outro lado, e agora com a abertura desse cruzamento, facilitou muito", disse o motorista que seguiu em linha reta pela Joaquim Figueiredo Filho. Ele preferiu não se identificar.
Leia também | Colégio do Corpo de Bombeiros começa a ser demolido para construção de nova sede
O mesmo comentou o condutor de um carro pequeno que ia rumo ao bairro Lagoa Redonda. Ele disse que des vez em quando passa por aquele trecho, mas depois que a sinalização foi colocada, esta era a primeira vez.
"Mesmo nessa primeira vez aqui, eu já senti uma diferença muito grande. Eu estou indo para a Lagoa Redonda, e nesse caminho novo vai ser mais curto e menos trabalhoso justamente porque não precisa ir até o retorno, pelo viaduto. Essa passagem aqui tá ótima", comentou.