Fórum discute tecnologias ambientais como solução à eventos climáticos

Fórum discute tecnologias ambientais como solução à eventos climáticos

A programação integra as atividades do "Junho Verde", que celebra o mês do Meio Ambiente, contando com palestras e debates sobre o tema

No teatro do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) do bairro Mondubim, munícipes e representantes do poder público se uniram no Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (ForClima), que teve como abordagem principal o uso de tecnologias na resposta à eventos climáticos extremos. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 27.

A programação integra as atividades do “Junho Verde”, que celebra o mês do Meio Ambiente e contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), João Vicente, o coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, tenente-coronel Haroldo Gondim, e outras autoridades.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Fórum conta com debates sobre saídas tecnológicas voltadas à adaptação climática, com foco na gestão de riscos e promoção da resiliência urbana.

Leia também | Nova carteirinha estudantil passa a funcionar no dia 1º de julho

Em sua fala, o Evandro Leitão pontuou que a ideia de levar o evento para o Cuca do Mondubim foi uma forma de contemplar as pessoas que vivem nas periferias, e que precisam de um olhar especial.

“Aqui é um equipamento simbólico, além da sua importância que tem de políticas públicas voltadas para a juventude. (O teatro) está aqui instalado numa região que é carente da Cidade e que nós precisamos cada vez mais estar trazendo essas políticas públicas”, disse.

O titular da Seuma, João Vicente, complementou dizendo que toda política pública, por mais robusta que seja, precisa caminhar com a população.

“É importante esse engajamento, utilizarmos todos empresários, terceiro setor, população. E esse evento é importantíssimo para isso. O tema hoje é tecnologia climática, e é importante para que a gente venha fazer estudos sobre como a gente pode fazer um trabalho de levantamento de dados para poder identificar onde mitigar as mudanças climáticas”, disse.

Leia também | Imóvel histórico é tombado pela prefeitura de Fortaleza

Fortaleza sediará Pré-Conferência da COP 30

Evandro aproveitou para anunciar que em agosto, Fortaleza sediará uma Pré-Conferência da COP 30 — que acontecerá em novembro em Belém, no Pará.

“No dia 27 de agosto, nós vamos promover uma pré-conferência lançando luzes para todo o Brasil de um importante evento que vai haver no final do ano lá em Belém, mas a gente trazendo aqui e antes de Belém. Então, nós todos estamos imbuídos de que a gente possa estar sempre buscando a sustentabilidade social e ambiental da nossa sociedade”.

Os presentes desfrutaram ainda de três palestras, ministradas pelo professor Newton Becker sobre parametrização participativas de Soluções Baseadas em Natureza no Bom Jardim; pelo professor Assis Filho sobre tecnologias de adaptação às mudanças climáticas na gestão integrada de águas urbanas; e pelo tenente-coronel Haroldo Gondim sobre inovações para prevenção e atuação frente a eventos extremos.

À frente Defesa Civil de Fortaleza, o tenente-coronel Haroldo Gondim, comentou que para além de um monitoramento do órgão, é importante que a população esteja ciente do que pode acontecer em Fortaleza, em que época, a quantidade de chuva, e em que situação.

“Nós trabalhamos as ferramentas de alerta precoce e em paralelo a população tem que estar preparada. Então, a gente também tá com esse papel também de avançar com essa preparação da comunidade, de fazer simulados, de formar os núcleos comunitários, para poder a gente conseguir levar o máximo possível de informação”, disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar