Patinetes elétricos: como garantir segurança e acessibilidade no uso desses equipamentos?
Especialista recomenda cuidados na utilização dos equipamentos para evitar traumas e sequelas a longo prazo
“Patinete elétrico deve ser encarado como um veículo”, avalia Dr. Davi Moshe, ortopedista e traumatologista, presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (SBOT-CE). O profissional alerta para os cuidados necessários durante a utilização dos patinetes elétricos nas ruas de Fortaleza.
Na Capital, o uso do sistema viário urbano para exploração do serviço de compartilhamento de patinetes elétricos em vias e logradouros públicos foi regulamentado por meio do decreto municipal 16.261, de 8 de maio de 2025. O modal é complementar ao sistema de transporte que já existe na cidade, como ônibus e estações do Bicicletar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
SAIBA MAIS | Patinete elétrico em Fortaleza: como alugar? Qual o valor? Veja como usar
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), esse decreto estabelece as normas para a circulação dos equipamentos, determinando, por exemplo, que os patinetes elétricos podem ser utilizados em ciclovias, ciclofaixas e vias autorizadas, mas está vedado o trânsito em calçadas, rodovias ou vias com velocidade superior a 40 km/h que não possuam infraestrutura cicloviária.
A regulamentação não prevê a operação de patinetes compartilhados — seja de empresas ou permissionários — na orla de Fortaleza, onde o uso desses equipamentos era frequentes.
"A operação em regiões de grande movimentação de pessoas, tais como, orla, mercados, pontos turísticos, estará sujeita a avaliação especial, tendo em vista os conflitos de interesse e circulação já existentes nesses espaços", diz documento.
Nas vias onde não houver sinalização de regulamentação de velocidade, vale o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme a classificação viária.
Regras de uso e segurança dos usuários de patinete elétrico
Para usar o serviço, o usuário deve ser maior de idade, não pode pilotar em dupla, transportar cargas nem conduzir sob efeito de álcool. Os patinetes devem ser estacionados nos pontos indicados no app, respeitando 1,5 metro livre para pedestres e acessos.
Patinetes em Fortaleza: permissionários ficam de fora de regulamentação; VEJA
A regulamentação também proíbe o uso nas calçadas, rodovias e vias com velocidade acima de 40 km/h sem ciclovia. O tráfego é permitido apenas em ciclovias, ciclofaixas e vias autorizadas. Na avenida Beira-Mar, uma das áreas mais movimentadas de Fortaleza, a circulação desses equipamentos é proibida.
Patinetes elétricos: acidentes e riscos para a saúde
Médico preceptor do Instituto Doutor José Frota (IJF) e coordenador do serviço de residência do Hospital Universitário Walter Cantídio, Dr. Davi ressalta alerta que o uso inadequado de patinetes pode aumentar em até seis vezes o risco de fraturas, especialmente nos braços. Eleva-se também as condições de traumas cranioencefálicos, mesmo com capacete, mas as fraturas nos casos desses acidentes costumam acontecer nos braços.
Segundo o ortopedista, crianças têm até três vezes mais chances de fraturas por conta da menor motricidade e equilíbrio. Em adultos, as lesões mais comuns ocorrem nas mãos; em crianças, no punho. Por isso, apesar de parecer divertido, o equipamento deve ser encarado pelos usuários como um veículo, não como um brinquedo.
Fraturas infantis costumam ter bom prognóstico, com baixo risco de sequelas se bem tratadas. No entanto, o médico alerta para acidentes mais graves, como os que envolvem exposição óssea, devido ao risco elevado de infecções.
Equipamentos de proteção e primeiros socorros
Entre as formas de proteção, o médico recomenda o uso de equipamentos como joelheiras. Segundo ele, munhequeiras podem limitar o movimento das mãos e até favorecer quedas, mas reforça que os itens de segurança são fundamentais para reduzir o risco de fraturas.
Confira algumas recomendações sobre o que fazer em caso de acidentes:
- Em caso de ferimentos, manter a área coberta com um pano úmido e limpo
- Em caso de sangramentos, pode ser feita uma leve compressão com o pano. Nunca deve ser feito um torniquete para conter o sangramento
- Estabilizar e imobilizar a área afetada da maneira como ela ficou, sem tentar alinhar a fratura
- Procurar um atendimento de emergência
Usuários e moradores alertam para os desafios de segurança urbana e acessibilidade
Desde o ano passado, o universitário Bernardo Maciel, 24, utiliza patinete elétrico para realizar trajetos curtos e, este ano, resvolveu testar os equipamentos compartilhados na cidade. Ao usar o veículo com mais frequência, Bernardo passou a notar os desafios da cidade para quem opta por utilizar modais alternativos de transporte.
Ele aponta falhas como ciclofaixas esburacadas e desniveladas, além do medo constante de assaltos. Já foi atropelado e critica a falta de conhecimento de trânsito entre muitos usuários.
"Melhorando essa qualidade asfáltica, o nivelamento das pistas e fazendo a organização de mutirão mesmo, que nem a AMC já fez algumas vezes com os ciclistas, poderia fazer com que as pessoas utilizassem mais o patinete", destaca.
Leia mais
O professor de Educação Física Vicente Cristino, da Sociedade de Assistência aos Cegos, alerta para a importância da acessibilidade nas vias urbanas, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Segundo ele, a instalação de estações de patinetes pode representar novos obstáculos no caminho desses pedestres.
Desde que os equipamentos começaram a ser implantados, Vicente já precisou refazer o mapa mental de rotas para alunos e amigos próximo às avenidas Heráclito Graça e Barão de Studart. Ele conta que, em um dos casos, teve que refazer o mapa mental para um aluno cego após a instalação inesperada de uma estação em seu trajeto diário.
Para o professor, é fundamental que os gestores sinalizem as estações com piso tátil e evitem colocá-las em áreas de alto fluxo de pessoas. "A pessoa cega, normalmente, vai pela parede fazendo um papel de linha guia. Vai tocando. Imagina, você vem andando e se esbarra em cima de um equipamento como esse, que ele não tem essa vivência, ou ele vai derrubar ou poderá também se machucar”, alerta.
A JET Brasil Patinetes, empresa que iniciou atuação em Fortaleza nas últimas semana, afirma manter equipes para monitoramento, orientação e recolhimento de patinetes fora dos pontos definidos. A fiscalização em espaços públicos, segundo a empresa, é de responsabilidade das autoridades locais.
A empresa ressalta que usuários imprudentes podem ser notificados e até suspensos. Já a AMC informou que, em 2025, não houve registro de acidentes com patinetes e que a prestadora do serviço é fiscalizada desde a implantação das estações.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente