Morre atleta de 39 anos durante prova de Aquathlon em Fortaleza neste sábado, 15

Aninha Xavier, 39, deixa marido e filho. A causa da fatalidade não foi confirmada

13:35 | Mar. 15, 2025

Por: Kaio Pimentel
A atleta, conhecida como Aninha Xavier, morreu na manhã deste sábado, 15, durante prova (foto: Reprodução/ Runners Assessoria Esportiva)

Faleceu Ana Zuleica Xavier, 39, atleta de triathlon e educadora, em Fortaleza, na manhã deste sábado, 15. A tragédia foi durante o Campeonato Cearense de 2025, etapa única. A fatalidade teria acontecido na modalidade aquática. 

A Moradora de Maracanaú, na Região Metropolitana da Capital, deixa marido e filho. A vítima teve o corpo encaminhado para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) à tarde, oriundo do hospital. A causa da morte foi afogamento, de acordo com a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

 

A Runners Assessoria Esportiva lamenta profundamente o falecimento da aluna, conhecida como Aninha, por meio de uma nota de pesar. “Sua memória, no entanto, permanecerá viva, motivando outros a seguir o exemplo de perseverança e amor pelo esporte que deixou”, escrevem.

Segundo a publicação, a notícia teria abalado a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, sendo lembrada pela dedicação, disciplina e alegria contagiante, características que marcaram a trajetória nos treinos e nas competições.

Em comunicado oficial, a Runners expressou sinceras condolências à família, amigos e todos que compartilhavam da amizade de Aninha. “Neste momento de dor, nossos corações estão com seus entes queridos. A sua memória, sua energia e o legado que ela deixa em nossa comunidade esportiva serão sempre lembrados”, afirmou a assessoria.

Conforme o texto, a morte da atleta é uma perda irreparável para o esporte.

A Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece) também lastimou nas redes sociais. A presidente Fatima Figueiredo está fornecendo suporte e apoio aos familiares. 

Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) indica acionamento pela Guarda Municipal

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a Guarda Municipal foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). 

Conforme o Órgão, a retirada do corpo foi conduzida pelas pessoas da organização do evento, assim como o transporte ao hospital.

Procurada pelo O POVO, a GMF destacou que a Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da guarda não foi solicitada pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) para prestar apoio ao evento de hoje.

Informou ainda que o afogamento ocorreu "antes do início do horário de serviço dos guarda-vidas". 

"A ISA lamenta o falecimento ocorrido na orla da cidade antes do início do horário de serviço dos guarda-vidas. A Guarda Municipal reforça seu compromisso com a segurança da população, mantendo equipes especializadas em atuação permanente para prevenção e resgate, garantindo um ambiente mais seguro para todos que frequentam as praias de Fortaleza", destacou órgão. 

Atualizada em 16/3/2025 às 11h42min.