Fortaleza recebe relíquia do cyberapóstolo Carlo Acutis

Item consiste em dois fios de cabelo do jovem beato que morreu aos 15 anos de idade. Após a cerimônia aberta ao público, haverá uma peregrinação pelas nove Regiões Episcopais da Capital

12:14 | Mar. 13, 2025

Por: Kaio Pimentel
Religioso, que será santo em 2025, ajudou a espalhar fé católica na internet (foto: Reprodução/ Site Carlo Acutis e Arquidiocese de Fortaleza)

Relíquia de primeiro grau contendo dois fios de cabelo do chamado "cyber apóstolo da Eucaristia", o jovem Carlo Acutis de 15 anos, será exposta ao público neste sábado, 15, a partir das 13h30min na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A canonização do adolescente vítima de leucemia está marcada para 27 de abril de 2025 autorizada pelo papa Francisco. O Santuário do Despojamento, local dedicado à memória do primeiro santo da geração millenial, localizado em Assis, na Itália, ajudou no tráfego.

 

 

Após a cerimônia na Catedral Metropolitana de Fortaleza, o objeto sagrado iniciará uma peregrinação pelas nove Regiões Episcopais da Arquidiocese da Capital.

A Catequese Arquidiocesana para as Juventudes, realizada pelo Setor Juventude (Sejaf), sedia a programação especial que ainda inclui oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A cerimônia será ministrada pelo arcebispo Dom Gregório Paixão (OSB), com previsão para às 16 horas.

Segundo os católicos, o momento serve para fortalecer a devoção e a inspiração dos fiéis ao exemplo de vida de Acutis. Na ocasião, será apresentado a nova equipe executiva do Sejaf para o biênio 2025 e 2026.

Quem foi Carlo Acutis

O beato, falecido em 2006 por leucemia, é conhecido como "padroeiro da internet" pelo trabalho de evangelização no meio digital. "Estar sempre unido a Jesus, este é o meu projeto de vida", escreveu aos sete anos.

Segundo o site do jovem, ele dava aulas de catecismo às crianças para a Primeira Comunhão e Crisma, era voluntário na cozinha comunitária dos Capuchinhos e das Irmãs de Madre Teresa, ajudava os pobres que viviam no bairro e as crianças com dificuldades com os deveres escolares e projetava programas de computador. 

A cura de um menino de Mato Grosso do Sul, no Brasil, com problemas no pâncreas foi atribuída a ele. "Tristeza é olhar para si mesmo, felicidade é olhar para Deus", disse. 

Serviço

Catequese Arquidiocesana para as Juventudes

  • Quando: neste sábado, 15 de março;
  • Horário: a partir das 13h30min;
  • Onde: Catedral Metropolitana de Fortaleza (Rua Sobral - Centro) - Fortaleza (CE);
  • Programação: oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, catequese com Dom Gregório Paixão (OSB) e entrega da relíquia de Carlo Acutis;
  • Realização: Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza (Sejaf;
  • Entrada: aberta aos jovens.