Fortaleza terá apenas mais um feriadão em 2024; saiba quando
Em março, Capital teve sequência de dois feriados prolongados na mesma semana, com a Data Magna do Ceará na segunda, 25, e a Sexta-Feira Santa na sexta, 29Pouco depois de uma semana com apenas três dias úteis no Ceará, fica a pergunta sobre quando será a próxima vez que o cearense vai poder emendar feriado com fim de semana. Lembrando que existem feriados municipais, estaduais e nacionais.
O brasileiro vai poder aproveitar novamente o feriado com três dias seguidos a partir do dia 15 de novembro, data que se comemora a proclamação da República; a folga será acompanhada dos dias 16 e 17, que caem no sábado e domingo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, na semana seguinte haverá o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, uma quarta-feira. A data ser tornou feriado nacional no ano passado.
O último feriadão que houve neste ano em todo o País aconteceu por conta da Sexta-feira Santa, no dia 29 de março e que ficou vizinho aos finais de semana dos dias 30 e 31. Em Fortaleza, a data sucedeu outro feriado prolongado, o da Data Magna do Estado, que é no dia 25 de março e caiu numa segunda-feira.
Antes e depois de 15 de novembro, todos os feriados nacionais, estaduais e municipais de Fortaleza vão cair em sábado, domingo ou no meio da semana. Ou seja, sem a possibilidade de emendar com o fim de semana. Há ainda pontos facultativos para o funcionalismo público e data de folgas exclusivas para estudantes.
O que se comemora no 15 de novembro?
O Dia da Proclamação da República rememora o dia 15 de novembro de 1889, quando o Brasil deixou de ser um Império e passou a ser uma República Presidencialista. A data é considerada feriado desde do ano de 2002, com a aprovação da lei nº 10.167/02, que regulamenta os feriados.
De acordo com o calendário nacional este será o únicos feriado prolongado que será vizinho do fim de semana em 2024.
Vale destacar que o Dia da Consciência Negra, na semana seguinte ao 15 de novembro, passou a integrar o calendário nacional neste ano. A lei foi sancionada pelo presidente Lula. Antes a data comemorativa era feriado apenas em seis estados brasileiros, sendo eles Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
Além disso, a data não era considerada feriado nacional e nem ponto facultativo. A folga dependia exclusivamente de lei municipal ou estadual.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente