Após chuvas, água de coloração escura é vista no espigão da rua João Cordeiro, em Fortaleza

Além da água escura, resíduos sólidos foram encontrados boiando rumo a água do mar

Uma água de coloração foi vista nas proximidades do espigão da rua João Cordeiro, na Praia Iracema, em Fortaleza, na última quarta-feira, 21. O POVO foi até o local para ver como estava a situação na manhã desta sexta-feira, 23, e além da água, alguns resíduos sólidos estavam boiando e correndo em direção ao mar.

A água escorre da galeria pluvial — que facilita o escoamento das águas de chuva — construída ao lado do espigão na Praia dos Crush. Em nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou que a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) iniciou os serviços de sucção da água acumulada nesta quinta-feira, 22, com a retirada de 120 mil litros de água da galeria de drenagem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A autarquia afirma que o trabalho deve continuar, mas com as chuvas desta sexta-feira, 23, precisou ser paralisado. Explicou também que durante as chuvas, a água das ruas é coletada pelos bueiros e direcionada para as galerias pluviais subterrâneas.

“Estas têm a função de transportar a água até pontos de deságue, como rios, córregos ou sistemas de tratamento de água. Durante esse processo, a água da chuva arrasta consigo diversos tipos de sujeira presentes nas ruas, incluindo poeira, folhas, óleos e fuligem provenientes da poluição atmosférica e outros fatores. Esses resíduos podem interferir no aspecto da água, gerando turbidez”, menciona a Agefis.

Agefis continua monitoramento Praia de Iracema e adjacências

Em novembro de 2023, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) chegou a divulgar um relatório apontando a existência de aproximadamente 300 ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem que percorre a orla da Capital, entre a Vila do Mar e a Praia do Futuro.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) negou ser responsável pelas ligações de esgoto registradas no relatório. Por meio de estudo próprio, a empresa declarou que haviam nove ligações de imóveis particulares, dez ligações clandestinas na rede de drenagem, dois remanejamentos de tubulações e um caso de envelopamento de rede sem condições de remanejamento.

A Agefis informou em nota que o monitoramento da área da Praia de Iracema e suas adjacências segue sendo realizado e que a Cagece e os imóveis que não estão corretamente ligados a rede de drenagem de esgoto de Fortaleza estão recebendo as advertências administrativas necessárias.

“No período de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, a Agefis conduziu 150 fiscalizações relacionadas ao lançamento indevido de efluentes nas galerias pluviais da cidade, resultando na emissão de 150 documentos fiscais, incluindo notificações e autos de infração, dos quais 85 foram direcionados à Cagece”, informou.

Com informações da repórter Lara Vieira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praia de iracema praia dos crush água escura galerias pluviais lixo nas praias

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar