Após denúncias de poluição, Prefeitura realiza limpeza na Praia de Iracema

Gestão afirma que trabalhos na região já vinham sendo realizados desde outubro e foram intensificados após o surgimento de uma mancha escura no mar da Capital

Após o surgimento de uma mancha escura no mar de Fortaleza, diversas ações de limpeza foram iniciadas, nesta sexta-feira, 3, na região próxima ao espigão da rua João Cordeiro, Praia de Iracema. Durante o período da tarde, foram realizados serviços de retirada de areia escura, terraplanagem e drenagem da água empoçada.

Segundo informações da Prefeitura de Fortaleza, uma outra limpeza já havia sido realizada no mesmo local durante o mês de outubro. Até o fim da tarde de hoje, cerca de 80 mil litros de água suja foram retirados do mar, em ação que deve prosseguir pelo fim de semana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A gestão municipal também afirma que irá elaborar manobras para evitar o acúmulo de esgoto na Praia de Iracema e em outros pontos da Cidade. As atividades devem começar na semana que vem, com foco na identificação e combate a ligações clandestinas de esgoto e os vazamentos na rede de drenagem.

“Agora que identificamos, vamos começar a evitar que essa água chegue aqui. E vamos limpar, vamos fazer também a limpeza da areia, das principais bocas de lobo que chegam nessa galeria de drenagem. Esse trabalho será contínuo, não só nesse ponto da orla, mas em outros pontos da cidade”, disse a coordenadora de Programas Integrados da Prefeitura (COPIFor), Manuela Nogueira, em nota divulgada pela Prefeitura.

Prefeitura culpa Cagece por poluição no mar de Fortaleza; Companhia nega

Em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 3, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), responsabilizou a Companhia Cearense de Água e Esgoto (Cagece), pelos vazamentos que poluíram a orla da cidade.

Na publicação, o chefe do executivo municipal atribui à empresa estatal algumas irregularidades encontradas por um sistema de inspeção por vídeo. De acordo com o prefeito, mais de 580 toneladas de resíduos foram encontradas nas galerias de Fortaleza.

Em nota divulgada na noite, também desta sexta, 3, a Cagece negou que as imagens compartilhadas por Sarto, e consequentemente as irregularidades flagradas por elas, sejam em tubulações da Companhia.

A empresa ainda informa que as interligações clandestinas teriam sido feitas pela própria população da cidade, e que por se tratar de uma galeria de águas pluviais, a fiscalização da tubulação é de responsabilidade da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Fiscalização de galerias

Sobre as galerias pluviais, a Prefeitura afirma realizar inspeção permanente para identificar possíveis irregularidades e outros problemas. A gestão também informou que o esgoto de imóveis deve ser direcionado à rede pública de esgoto, de acordo com o artigo 78 do Código da Cidade.

O documento, que estabelece as normas de gestão ambiental em Fortaleza, ainda prevê a possibilidade de multa, suspensão parcial ou total da atividade, reparação, reposição ou reconstituição e proibição de contratar com a Administração Pública Municipal, pelo período de até cinco anos, para os autores da infração.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeitura cagece poluicao obras drenagem praia iracema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar