Fortaleza amplia ciclofaixa de lazer e instala equipamento para diminuir sensação de calor dos ciclistas

Equipamentos buscam aumentar a sensação de bem-estar do público durante as atividades de lazer na Capital

Na manhã deste domingo, 24, os ciclistas de Fortaleza contaram duas novidades para aumentar a sensação de bem-estar enquanto pedalam na Cidade. A Ciclofaixa de Lazer passa a ter, aos domingos, nova rota e um trecho da avenida Desembargador Moreira destinado apenas para a circulação dos ciclistas. Durante as atividades, o público também conta, a partir de hoje, com o primeiro Xiringador, equipamento para diminuir a sensação de calor dos ciclistas.

Ao ser acionado, o equipamento é responsável por vaporizar água na população com objetivo de ativar conforto térmico e melhorar a experiência dos ciclistas ao se locomover pela Cidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O primeiro equipamento foi instalado na avenida Beira-Mar, próximo ao cruzamento da rua José Vilar. Até o fim desta semana, a Capital deve contar com mais quatro xiringadores nas ciclovias da Cidade.

De acordo com a coordenadora da Mobilidade Urbana de Fortaleza, Isabela Castro, o funcionamento do equipamento é simples, pode ser acionado pela própria população.

“O xiringador é um grande vaporizador de água. Você aperta o botãozinho, e sai vapor de água que ajuda a refrescar o ciclista, mas também a pessoa que está correndo ou andando”, disse.

Ainda segundo Isabela, o equipamento está sendo instalado, prioritariamente, nas ciclovias com mais demandas na Cidade, ou seja, com maior número de ciclistas. Durante a semana, mais quatro pontos da Capital vão receber os equipamentos.

Eles serão instalados na avenida Bezerra de Menezes com rua Padre Anchieta; avenida Godofredo Maciel com avenida Perimetral; avenida Rogaciano Leite com avenida Murilo Borges e avenida José Bastos com rua Rio Grande do Norte.

Para o ciclista e vendedor Breno Lima, 29, o equipamento chega no momento certo, visto que a Cidade está cada vez mais quente.

“Quem tem o costume de pedalar, principalmente nesse horário da manhã, sabe o que é o calor, que está cada vez mais presente. Às vezes, a gente passava aqui atrás de algo para se refrescar, mas agora a gente tem. A sensação é realmente boa e renova durante o pedal”, comenta.

De forma curiosa, ainda tentando entender do que se tratava o equipamento, a aposentada e nadadora Lúcia Gualberto, 64, testou o xiringador após sair de uma caminhada.

“Eu achei genial. A gente que tem o costume de sempre estar caminhando por aqui pela manhã e, às vezes, sente a falta de se refrescar. Agora, a gente tem outra opção para amenizar o calor, principalmente neste período”, pontua.

O equipamento, conforme Isabela, foi pensado diante da situação térmica de Fortaleza. “Ele vem para nos ajudar. Estamos chegando nos meses mais quentes do ano. A gente buscou antecipar o máximo possível a instalação deles [xiringadores]”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Ceará está entre os estados com alerta amarelo — perigo potencial — de baixa umidade, válido até às 22 horas deste domingo, 24.

O órgão instrui que a população consuma bastante líquido, evite desgaste físico em horários mais secos e evite exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia. Os índices deste aviso estão entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Nova operação da Ciclofaixa de Lazer

Implantada desde 2014, a nova operação da Ciclofaixa de Lazer busca atender os ciclistas. Para a engenheira civil Marisa Leitão, 39, isso incentiva as pessoas a vivenciarem a cidade com outras rotas de programação, além da praia. “Com essa rota nova, a gente consegue unir as duas coisas [bicicleta e praia]. Estamos indo hoje para a praia de bicicleta. Poder pedalar dá uma sensação de pertencimento”, comenta.

De acordo com o também engenheiro civil, Dante Barbosa, 42, a nova rota gera mais oportunidades de lazer para a população e o convite para as pessoas pedalarem. “Isso impacta diretamente na possibilidade de inserir a bicicleta no dia a dia. Venho todo domingo e, sempre que posso, trago a família. Aqui a gente fica mais seguro também”, pontua.

Segundo a coordenadora da Mobilidade Urbana de Fortaleza, Isabela Castro, as atividades, além de gerarem mais conforto para os ciclistas, também impactam diretamente na saúde mental. “É legal você viver a sua cidade, você ver que a sua cidade lhe faz alguns convites e você se sentir convidado se apropriar do espaço público, para brincar na rua”, destaca.

Ao todo, são 27 km de passeio na nova Ciclofaixa de Lazer, com três rotas distintas. Confira os percursos:

- Rota Leste

Av. Sebastião de Abreu
Parque do Cocó
Av. Pe. Antonio Tomás
Av. Desembargador Moreira (entre a Av. Santos Dumont e a Praça Portugal, na Av. Dom Luís)
Beira-Mar
Rua Carlos Vasconcelos
Cidade das Crianças
Rua Pinto Madeira

- Rota Sul

Av. Gomes de Matos
Rua Jorge Dummar
Rua Mal. Deodoro (passando pelo novo ponto de apoio na Praça da Gentilândia)
Av. 13 de Maio
Av. da Universidade
Rua Sólon Pinheiro
Cidade da Criança
- Rota Oeste

Av. Domingos Olímpio
Av. Carlos Vasconcelos
Av. Beira-Mar

Nas rotas, os ciclistas também contam com oito pontos de apoio, que são responsáveis pela distribuição de água e aferição de pressão. São eles: Cidade da Criança, Parque Rachel de Queiroz, Farol da Juventude do Benfica, Embaixada Bilíngue (Fortaleza Bilíngue), Parque do Cocó, Avenida Desembargador Moreira (próximo ao Shopping Aldeota), Igreja Nossa Senhora Aparecida e Avenida Beira-Mar com Rua José Vilar.

Veja fotos das atividades 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar