Hospital da Mulher e outras 13 unidades de saúde do Ceará são certificadas por bom atendimento
Para atingir o patamar, é preciso passar por uma série de avaliações feitas por especialistas do setor médico
No Ceará, 14 unidades de saúde atendem a 80% ou mais dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
Fortaleza concentra quase o total, com 12 locais, sendo eles públicos e privados. Os nomes listados são: Cura D'Ars, Hospital da Mulher Dra. Zilda Arns Neumann, OtoClínica, São Carlos, Waldemar Alcantara, Omnimagem Millenium, Qorpo, Unimed Lar, e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo elas: Bom Jardim, Cristo Redentor, Edson Queiroz e Vila Velha.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já nas demais regiões do Ceará, duas unidades se destacam pela excelência, sendo elas o Hospital Regional do Cariri e o Hospital Regional Norte, localizados em Juazeiro do Norte e Sobral, respectivamente.
A avaliação é feita por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores hospitalares analisam desde a gestão interna até a saída do paciente, verificando parâmetros de desempenho na qualidade de atendimento e segurança do paciente das unidades de saúde particulares e públicas do País e as separando por níveis 1, 2, e 3, assim como homologa o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A título de exemplo, em 2021, a UPA Edson Queiroz conquistou o nível 1. Um ano depois, a unidade saltou para o nível 2, o patamar que identifica os serviços disponibilizados como pleno. Segundo Marcello Soares, gestor de qualidade da Fundação Leandro Bezerra de Menezes, o avanço está aliado ao trabalho realizado inteiramente de forma integrada.
Ele explica que, para aprimorar o atendimento, é feito “um perfil clínico, exames por imagem, exames laboratoriais, de apoio ao diagnóstico, obedecendo todo o planejamento terapêutico que o paciente necessita”.
"São resultados bem favoráveis. Você percebe por meio de pesquisas de satisfação por aplicativo e espontâneas dos pacientes. A manifestação destes usuários também é combustível para os colaboradores, pois rende tanto resultado clínico, como reconhecimento por meio de um certificado”, traduz.