Educação antirracista e protagonismo dos alunos são temas da Mostra da Educação Infantil

Ação apresentou projetos realizados pelos alunos e professores de educação infantil

O estímulo às variadas linguagens artísticas, em projetos realizados por crianças, está sendo apresentado nesta semana, em Fortaleza, na 5ª Mostra da Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal da Educação. Na programação, destaque para o debate sobre temáticas antirracistas e ações que elevem o protagonismo infantil nas unidades da educação infantil, com crianças de seis meses a cinco anos de idade.

A mostra tem o tema "As relações étnico-raciais no cotidiano da Educação Infantil: Dialogando com as múltiplas linguagens de bebês e crianças". Os meninos e meninas são estudantes dos seis distritos de educação de escolas da rede pública da Capital. Nesta quarta-feira, 23, a programação do evento foi realizada nos Cucas Pici e José Walter. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na programação, os estudantes e professores do Distrito da Educação 4 puderam expor as produções feitas nas escolas. No Cuca José Walter, as ações apresentadas abordaram temáticas como a cultura de paz, a festa da colheita e a relação com os povos originários e a cultura africana.

O projeto “Escola e família: juntos contra o racismo”, por exemplo, estimulou a confecção de bonecas de diferentes etnias pelos alunos. As crianças participaram junto com as famílias da produção das bonecas, feitas em material de TNT (malha semelhante a tecido) e lã. A professora Antônia Simone contou que, após o trabalho, os estudantes afirmaram ter aprendido sobre o respeito às diferenças.

“O interessante é que, depois de todo o trabalho, a gente fez uma recapitulação e perguntamos o que eles aprenderam. Eles responderam ‘que é importante respeitar o coleguinha do jeito que ele é’. Eu creio que se todos trabalhassem isso com as crianças pequenas, a gente teria uma sociedade bem melhor”, disse Simone.

Outra ação desenvolvida foi voltada a apresentar a arte e cultura indígena do Ceará. Realizado com bebês do Infantil 1 do Centro de Educação Infantil Filgueiras Lima, o projeto realizou pintura corporal e experiências com tintas extraídas de materiais naturais, como barro, argila, urucum, anil, açafrão e carvão. As crianças também realizaram pinturas em papel sulfite e tecidos.

Além das relações étnico-raciais, as iniciativas buscaram destacar a autonomia dos alunos. O “Projeto Pedras: diversas experiências de aprendizagens na Educação Infantil” promoveu trabalhos utilizando pedras como recurso.

A professora Alciene Ferreira contou que, após os alunos juntarem pedras e entregarem para ela, teve a ideia de desenvolver ações a partir do uso de recursos naturais. Com as pedras, as crianças puderam realizar atividades de colorir, explorar com outros materiais, como lupa, martelo e rolo de madeira, desenvolver histórias e fazer construções.

Segundo a docente, a partir de um material simples, foi possível desenvolver atividades e brincadeiras de estímulo ao aprendizado das crianças.

Simone Calandrini, coordenadora da Educação Infantil da SME, considerou a importância do projeto, principalmente no contexto da primeira infância e afirmou que a ação promove a representatividade no âmbito escolar.

“Nós estamos falando da etapa da primeira infância, em que a criança está no processo pleno de desenvolvimento. Trabalhar essa identidade, nessa faixa etária e, principalmente, dentro da jornada pedagógica, faz a criança se identificar também, porque nós temos crianças negras e crianças indígenas que estão matriculadas na nossa rede e elas identificarem que fazem parte dessa cultura, a gente está trazendo a história dentro do cotidiano, dentro das experiências”, analisou.

Ainda de acordo com a coordenadora, a temática do antirracismo é trabalhada dentro do cotidiano de todas as unidades escolares do município durante o ano todo. Além da mostra, realizada no Mês da Primeira Infância, será realizado um seminário para 2 mil professores da rede municipal. A formação abordará a educação antirracista na etapa da educação infantil e acontecerá nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25, no hotel Vila Galé.

A 5ª edição da Mostra da Educação Infantil segue até 31 de agosto. Nesta quinta, 24, a ação será realizada na Casa José de Alencar (avenida Washington Soares, 6.055 - bairro José de Alencar) e no último dia acontecerá no Cuca Pici (Rua Coronel Matos Dourado, 1.499 - Pici).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mostra da educaçao infantil educaçao infantil fortaleza rede municipal de ensino de fortaleza protagonismo infantil educaçao fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar