Cateterismos: Walter Cantídio deve receber pacientes eletivos do Hospital de Messejana

O acordo foi firmado entre as unidades de saúde após intervenção do Ministério Público para diminuir fila de espera por procedimentos. Hospital de Messejana tem equipamentos de hemodinâmica quebrados

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC), deverá receber pacientes ambulatoriais encaminhados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para realizar procedimentos de cateterismo. A decisão aconteceu em acordo firmado na sexta-feira, 8, entre a unidade, a Sesa e o Ministério Público do Ceará (MPCE). Ação é colocada em prática para diminuir os prejuízos no atendimento desde que dois aparelhos de hemodinâmica do Hospital Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) quebraram.

No dia 5, o MPCE já havia reunido representantes do HUWC e da Sesa. De acordo com a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchôa, da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, a unidade de saúde federal possui duas máquinas de hemodinâmica e, em janeiro, executou apenas 10 cateterismos. Foi então recomendado que fosse dado apoio aos atendimentos do HM. "Nos últimos meses, a demanda por cateterismo cardíaco no Ceará aumentou porque as duas máquinas do Hospital do Coração estavam quebradas. Uma delas completamente parada e a outra funcionando precariamente, apenas para os enfartes", afirmou a promotora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) também foi oficiado pelo órgão ministerial para realizar inspeção no HUWC, na área cardiológica, em um prazo de 30 dias, averiguando se há existência de irregularidades ou subutilização de equipamentos e profissionais do hospital. A promotora informou ainda que será recomendado à Sesa que providencie, com urgência, o reparo da máquina que continua quebrada. "E será oficiado que informe, no prazo de cinco dias, quando as duas máquinas recém-adquiridas deverão chegar a Fortaleza e quando serão utilizadas", reforçou a promotora.

O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, também será oficiado em um prazo de cinco dias sobre a possibilidade de adquirir um novo aparelho de hemodinâmica exclusivo para o setor pediátrico para o HM.

Ainda de acordo com a promotora Ana Cláudia, durante 8 meses, o HUWC foi recomendado a enviar, mensalmente, toda a produção de cateterismo, para acompanhamento por parte do MPCE. "É inconcebível que a unidade de saúde que tem duas maquinas de hemodinâmica realize um numero tão baixo de procedimentos por mês. O que não se pode aceitar nos dias de hoje", afirma. 


Máquinas quebradas

 

De acordo com informações da Sesa, os dois equipamentos do Hospital de Messejana tiveram de passar por manutenção, um deles parando de funcionar. O outro, conforme a pasta, dá prioridade prioridade aos pacientes internados e aos casos de urgência. Os atendimentos eletivos, entretanto, foram suspensos. "O HM reforça que precisa seguir os trâmites legais para aquisição de novas peças e para serviços de manutenção. Somente nos primeiros seis meses do ano, foram realizados 4.452 procedimentos nesses aparelhos, entre eles cateterismo", afirma nota da Sesa. Não foi informada a data prevista para que os aparelhos voltem a funcionar normalmente.

De acordo com informações do MPCE, o representante do HM informou, na audiência do dia 5, que a unidade está deixando de realizar cirurgias cardíacas, inclusive em crianças, pela ausência desse procedimento e que centenas de pacientes estão aguardando a realização do mesmo.

O HUWC, segundo o MPCE, informou que a unidade também possui duas máquinas de hemodinâmica e realiza 33 cateterismos por mês, sendo 23 ambulatoriais e 10 hospitalares. A justificativa para o baixo número de procedimentos realizados seria o fato de que a unidade também realiza outros procedimentos, além de não funcionar em todos os dias da semana nem 24 horas por dia.


(Colaborou Danrley Pascoal/O POVO)


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

procedimentos cateterismo fortaleza hospital universitario hospital do coração mpce

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar