Padrinho das Brigadas Pantaneiras, ator cearense fala sobre ativismo no Brasil

Mannuel Costa, 39 anos, conversou com O POVO e falou sobre a importância da comunicação, com base na Ciência e humanizada, na preservação do meio ambiente

Em 2021, o ator e influenciador cearense Mannuel Costa, 39 anos, foi convidado para ser padrinho das brigadas pantaneiras. O convite surgiu após os meses de engajamento do comunicador nas redes sociais em prol do combate aos incêndios de 2020, no Pantanal. As ações de impacto social do cearense, porém, não se iniciaram após as queimadas e não terminaram após o controle da situação na região.

Como ativista, Manuel atua em parceria com o Instituto Primeira Infância (Iprede), em um projeto que une combate à fome e sustentabilidade. Já em seu papel de comunicar, o ator idealizou um projeto de lives na pandemia de Covid-19 para promover uma comunicação humanizada com informações científicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mannuel conversou com O POVO e contou um pouco da sua história e da vida em Fortaleza, no bairro Cidades dos Funcionários, onde vive desde os 2 anos de idade.

Os primeiros sinais de engajamento em prol do Pantanal surgiu quando Mannuel teve os primeiros contatos com as fotos e notícias dos incêndios."A minha relação com a SOS Pantanal surgiu quando eu vi as imagens chocantes decorrentes das queimadas, toda aquela vegetação e a seca. Eu entrei em contato com a Associação, e eles me responderam. Eu queria lutar em prol daquele lugar, que estava tão longe de mim, mas ao mesmo tempo tão perto", lembra.

A relação entre a SOS Pantanal e o ambientalista foi ficando cada vez mais estreita. O convite para ser padrinho da campanha e das brigadas pantaneiras ocorreu depois de ser integrado à instituição, inclusive presencialmente. Mannuel estava disposto a mobilizar agentes públicos em prol daquele bioma.

“Dá para usar as redes de uma maneira que impacte a vida dos outros. Comunicar e discutir essas questões foi a forma que eu encontrei para mobilizar as pessoas sobre questões tão importantes como essas“, conta.

A convite da S.O.S Pantanal, ele seguirá na próxima semana para conhecer e acompanhar o treinamento de uma das brigadas que atuam na região. E explica que a principal função do brigadista é fazer a prevenção e combate de um princípio de incêndio.

“Eu sempre me interessei pelo diálogo”

FORTALEZA CE, BRASIL, 06.07.2022:  Dois dedos de prosa com Mannuel Costa é ator, influenciador e sempre esteve à frente de projetos sociais e ambientais.    (fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA CE, BRASIL, 06.07.2022: Dois dedos de prosa com Mannuel Costa é ator, influenciador e sempre esteve à frente de projetos sociais e ambientais. (fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)

As redes sociais do cearense possuem um papel muito maior que o de entretenimento. Mannuel acredita que o espaço virtual pode ser usado para a educação e o ativismo (social e ambiental). "Eu costumo dizer que rede social pode ser maravilhosa, mas tem gente que não sabe usar. Esse foi um dos motivos para eu ter começado a produzir as lives". Durante a pandemia, ele participava de encontros remotos para falar sobre Covid-19 de uma forma mais humanizada.

“Eu sempre me interessei pelos diálogos. Me importa mostrar para as outras pessoas as coisas fundamentais que envolvem a natureza e o social, e que muitas vezes passam despercebidas. Por exemplo, o lixo que se joga no Lago Jacarey tem um ciclo que volta para as próprias pessoas. O plástico demora séculos para se decompor, um peixe pode acabar se alimentando daquele material, e a gente se alimentando daquele peixe”, detalhou, olhando exatamente para as belezas naturais que o Lago oferece.

Para o ativista ambiental, o foco está em agregar informação e mais humanização, sempre com  embasamento científico. “Eu quero mostrar o valor da natureza para as pessoas, mas eu não sou biólogo ou especialista no assunto, por isso eu busco sempre conversar com intelectuais, para transmitir com propriedade para as outras pessoas o que há de urgente na sociedade. É uma forma que eu encontrei de atuar na fiscalização e na promoção de informações”, pondera.

Os temas discutidos nas lives eram os mais diversos (saúde física,  saúde mental, meio ambiente, autoconhecimento, economia e arte). Participaram da live nomes como Artur Bruno (secretário estadual do meio ambiente), Daiane dos Santos (campeã mundial de ginástica artística), Mateus Solano (ator), Cristiane Mozzetti (porta-voz da campanha Amazônia pelo Greenpeace Brasil), Gustavo Cabral (imunologista), Alexandre Coimbra (psicólogo e escritor), Mariana Ferrão (jornalista), Jaqueline Goes (biomédica), entre outros.

Ativismo

 

Com a situação mais estável nas áreas do Pantanal, o influencer aproveitou o momento para exaltar personalidades que atuam no cuidado ao meio-ambiente de maneira honesta e sem pretensões exclusivamente midiáticas.

"Hoje em dia todo mundo quer falar do meio ambiente. Têm as marcas de moda e personalidades que se aproveitam do assunto para se promover, isso é fundamental, mas às vezes não é orgânico. Tem também uma galera que diz atuar em prol do meio ambiente, mas não cumpre esse papel com seriedade. Nosso discurso precisa estar amparado pela Ciência, e a gente precisa atuar com seriedade e promover uma educação ambiental, desde a escola."

FORTALEZA CE, BRASIL, 06.07.2022:  Dois dedos de prosa com Mannuel Costa é ator, influenciador e sempre esteve à frente de projetos sociais e ambientais.    (fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA CE, BRASIL, 06.07.2022: Dois dedos de prosa com Mannuel Costa é ator, influenciador e sempre esteve à frente de projetos sociais e ambientais. (fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)

Pantanal

 

Na viagem ao local dos incêndios, o ator aproveitou a estadia no local para fazer algo que gosta muito, que é comunicar. “Queria apresentar o Pantanal para os brasileiros que ainda não conheciam. O bioma é um dos pontos com uma diversidade imensa, e uma das regiões mais preservadas do Brasil. A vivência do Pantanal mostra um lugar diferente de tudo que vivemos nas grandes cidades, o ar é diferente, o tempo é diferente. É um mundo paralelo repleto de harmonia”, disse.

De acordo com Mannuel, o bioma tem 84% de sua vegetação conservados, sendo morada de mais de 450 espécies de aves, 263 de peixes, 122 de mamíferos e refúgio estratégico para animais ameaçados de extinção em outras regiões do Brasil, como o tuiuiú, a onça-pintada e o tatu-canastra. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Meio-ambiente Mannuel Costa Pantanal Incêndios Causas sociais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar