Motoristas e pedestres reclamam de semáforos danificados e furtos de cabeamentos em Fortaleza

Maior parte das ações criminosas foi registrada no São João do Tauape, Bairro de Fátima e Serrinha

Por causa de furtos de cabeamento, cerca de 5% da rede de semáforos da Capital cearense estão comprometidas, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).  A maior parte das ações criminosas foi registrada nos bairros São João do Tauape, Bairro de Fátima e Serrinha. A ação que deixa os semáforos apagados vem sendo sentida pela população de Fortaleza.

Um exemplo que ilustra essa situação acontece na rua Lauro Maia com avenida Soriano Albuquerque, no Bairro de Fátima. "Faz duas semanas que essa cena se repete, mesmo após ajeitarem esse semáforo. É a terceira vez que furtam o cabeamento do equipamento. Esse tipo de situação, de furto, só pode acontecer pela madrugada", comenta um trabalhador do entorno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A gente lamenta os roubos e esperamos que os culpados paguem por isso. No entanto, nesse caso, era preciso haver maior interação dos agentes de trânsito no local para evitar acidentes e organizar o trânsito", complementa um morador local.

Já no cruzamento das rua Professor Carvalho com rua Eduardo Bezerra, no bairro São João do Tauape, os moradores têm se queixado do aumento da insegurança no local, por causa dos acidentes e da ausência de sinalização. "Aqui acontece muito acidente. Uns agentes da prefeitura vêm para tentar amenizar a situação, mas só ficam até 21horas. Esse problema é porque tem muitos ladrões na Cidade cortando os fios para roubar", diz Maria Vasconcelos, 53, moradora local.

"Quando os sinais não estão funcionando era um ou dois acidentes por dia. Concertaram esses sinais daqui há uns três dias, e os acidentes cessaram, mas quando tem furto, as batidas e os atropelamentos voltam. Eu ando muito de Uber, e os motoristas sempre falam que a Cidade está vivendo esse transtorno de furtos de cabos". 

Autarquia de Trânsito


A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) relata que, dentre os 1.064 equipamentos que compõem a rede de semáforos da Capital cearense, cerca de 57 semáforos registraram problemas em decorrência de furtos de cabeamento.

Após constatada a ação criminosa, a AMC providencia a devida reposição dos fios. "Este trabalho, no entanto, pode ser impactado pela ocorrência de chuvas, que impede a operação devido ao risco maior de descarga elétrica — exposição que os criminosos também se submetem durante o furto", diz a Autarquia, em nota.

O órgão destaca que atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a identificação dos criminosos. A AMC também registra Boletins de Ocorrência (B.Os) e monitora os atos criminosos em mais de 600 câmeras de vigilância.

Agentes e operadores de tráfego são enviados às vias e corredores com maior fluxo de veículos ou em horários de pico para controlar o trânsito e auxiliar os condutores.

A AMC destaca que os condutores também devem seguir a regra geral de circulação, prevista no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): em caso de trânsito por fluxos de veículos que se cruzem em local não sinalizado, a preferência de passagem será do veículo que vem pela direita.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AMC semáforos apagados trânsito de Fortaleza sinalização

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar