Projeto "Árvore na Minha Calçada" promove arborização urbana em Fortaleza

O plano tem o objetivo de gerar mudanças positivas no ambiente urbano e criar um elo entre o morador e o próprio meio ambiente

O projeto “Árvore na Minha Calçada”, rlizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), prevê a ampliação da cobertura arbórea da Cidade com o plantio de árvores em espaços ou equipamentos públicos como calçadas, praças e canteiros.  Para ganhar uma muda, basta entrar em contato por telefone (85) 3452.6910, pelo WhatsApp (85) 9 8814.3849 ou pelo e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br.

Nesse contato, devem ser fornecidos nome, telefone para contato, endereço completo e fotos e vídeos do espaço onde será feito o plantio de uma árvore. Assim, será marcada uma visita técnica da Seuma para verificação da viabilidade de plantio e da espécie para o local, seguindo o Manual de Arborização da Prefeitura de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Luiz Antônio da Silva, morador do bairro Jangurussu, é uma das pessoas que solicitou à Prefeitura de Fortaleza a implantação de mudas de árvores. Os vizinhos acabaram acompanhando a ação e se interessando quando a equipe levou e plantou cinco Ipês-Amarelos.

"Já que temos um clima muito quente, além de tornar a paisagem muito mais bonita. Já pedimos mais oito árvores para um espaço em comum da nossa comunidade”, disse ele à Prefeitura.


Além do Ipê-Amarelo, eleito em 2021 como Árvore Símbolo de Fortaleza, também são disponibilizadas outras 12 espécies de árvores nativas: Ipê-rosa, Pau-Brasil, Flamboyant, Catingueira, Pajeú, Jucá, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Mulungu, Paineira com espinhos, Mutamba e Jenipapo. Atualmente, o projeto já contabiliza mais de dez mil mudas doadas desde 2013.

De acordo com a titular da Seuma, Luciana Lobo, a "Cidade ganha mais árvores, mais sombra, o clima fica mais ameno, e a gente ganha aliados na caminhada por um município ainda mais verde".

Segundo ela, o projeto também é uma estratégia de criar um elo entre o morador, a planta e o próprio meio ambiente. Após o plantio, essa parceria torna-se essencial para que as mudas possam crescer devidamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Projeto Árvore na Minha Calçada Prefeitura de Fortaleza Seuma arborização meio ambiente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar