Após fim de semana ensolarado, Fortaleza volta a registrar chuvas na noite desta segunda, 21

Chuvas vieram acompanhadas de relâmpagos, trovões e intensa ventania em alguns bairros da Capital

Depois de um fim de semana com predominância do sol, Fortaleza voltou a registrar chuva na noite desta segunda-feira, 21. Em alguns bairros, a precipitação veio acompanhada por relâmpagos, trovões e intensa ventania. A última chuva na Capital cearense havia sido registrada na sexta-feira, 18. No sábado, 19, e domingo, 20, o clima seco e ensolarado se manteve firme na maior parte do dia.

A plataforma Calendário de chuvas, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ainda não havia informado até o fechamento desta matéria os dados parciais sobre as chuvas registradas nesta segunda em Fortaleza. No fim de semana, o órgão já havia indicado possibilidade de chuvas em todas as macrorregiões do Estado até hoje, 21.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme previsto, houve precipitações em 137 dos 184 municípios cearenses. Os maiores acumulados foram registrados em Ipu (136 mm), Guaraciaba do Norte (110 mm) e Reriutaba (102 mm).

De acordo com o painel da Funceme, o volume de chuvas observado no Ceará em março chega a 183 mm, cerca de 9% abaixo da normal climatológica para o mês, que é de 203 mm. Como ainda faltam dez dias para a chegada de abril, se a tendência de chuvas continuar nas próximas semanas, a média poderá ser ultrapassada.

Chuvas intensas

Novo boletim meteorológico divulgado nesta segunda-feira, 21, pela Funceme aponta "risco médio" de chuvas intensas em macrorregiões localizadas mais ao sul do Estado. O aviso abrange os Sertões Central e dos Inhamuns, Cariri, Centro-Sul e parte do Jaguaribe.

A previsão, válida até às 12 horas desta terça-feira, 22, afirma que, nestas áreas, não estão descartados alagamentos, enchentes, inundações, chuva de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento. As chances disso acontecer, segundo previsão do órgão, variam de 40% a 70%.

As chuvas registradas nos últimos dias no Ceará e as que ainda são esperadas decorrem da formação de áreas de instabilidade provenientes da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Também contribuem para o cenário fatores locais, como temperatura, relevo e umidade.

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva fortaleza chuvas ceara chuvas intensas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar