Profissionais da Educação de Fortaleza encerram paralisação após garantia de reajuste

A entidade ainda confirmou a realização de um novo concurso público para o magistrado. O prefeito José Sarto (PDT) disse que analisa a realização do certame

Os profissionais da Educação da rede municipal de Fortaleza decidiram interromper a paralisação iniciada nesta segunda-feira, 31. Prevista inicialmente para durar até quinta-feira, 3, os trabalhadores decidiram antecipar a volta com 76% de votos favoráveis em assembleia realizada virtualmente na tarde desta terça, 1º, pelo Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em postagem nas redes sociais, a entidade celebrou o reajuste salarial protocolado com base no piso salarial da categoria. O aumento deve ser implantado na folha de março e pago em abril, segundo o Sindiute.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou que enviou nessa segunda-feira, 31, mensagem à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para garantir os 22,2% restantes de reajuste para professores da educação básica da Capital. Anteriormente, a gestão já havia aprovado reajuste de 11%.

Acerca do concurso público para o magistério, outra demanda cobrada durante a paralisação, Sarto disse que a gestão realiza análise estratégica para anúncio de certames em várias áreas, incluindo para os professores. “Estamos terminando esse plano para que, com muita responsabilidade, anunciemos quantitativo e data”, explicou o prefeito. Conforme o Sindiute, contudo, o novo concurso público foi confirmado pela administração municipal.

Mesmo com o fim da paralisação, a categoria enfatiza que ainda luta por algumas demandas. Os profissionais alegam que a gestão Sarto não distribuiu entre os profissionais da educação o valor recebido de precatórios do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A quantia recebida pela administração municipal é de R$ 289 milhões.

O último ponto que não foi resolvido é o abono de 14% dos aposentados, que foi encerrado após aprovação da reforma da Previdência de Fortaleza, em 2021. O Sindiute pede que a prefeitura restabeleça o pagamento do abono previdenciário, considerando a questão um direito adquirido dos servidores aposentados e pensionistas do município.

O POVO procurou a Secretaria Municipal de Educação, na noite desta terça-feira, 1º, e aguarda resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sindiute profissionais da Educação paralisação trabalhadores Educação rede municipal de Fortaleza reajuste salarial educação concurso professores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar