Participamos do

Fortaleza: ação pretende vacinar todos os alunos da rede pública municipal

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é avançar no plano de voltas às atividades escolares presenciais; análise identificou mais de 36 mil estudantes que não haviam recebido a primeira dose
00:51 | Nov. 25, 2021
Autor Danrley Pascoal
Foto do autor
Danrley Pascoal Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após análise feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME), foram identificados 36.658 alunos da rede pública que faltaram à aplicação da primeira dose da vacina em Fortaleza. Com intuito de viabilizar a vacinação desse grupo, a SME, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou no dia 16, uma ação que tem como meta vacinar todos os estudantes de 12 a 17 anos matriculados nas escolas municipais até o dia 30 de novembro.

Veja também | Pessoas não vacinadas e nova onda na Europa podem interferir em Réveillon e Carnaval de Fortaleza

+ Além do Ceará, conheça outros estados que já adotaram o passaporte da vacina

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para viabilizar o acesso dos estudantes à vacina, será feita uma série de ações que mobilizam não só os alunos, mas todos os componentes do núcleo familiar e SME, como detalha a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha: “com escolas, famílias e toda comunidade escolar somando esforços, esperamos que todos os alunos estejam vacinados nos próximos dias”.

O objetivo da ação é avançar no plano de volta às atividades escolares presenciais. Segundo Dalila, é essencial aos adolescentes voltar para sala de aula e também que frequentem diariamente a escola: “Com todos os nossos alunos desta faixa etária imunizados, damos mais um passo importante para, em breve, retomar as aulas presenciais com 100% dos alunos todos os dias na escola”,

A SME está disponibilizando cerca de 50 ônibus escolares para todos os alunos não imunizados irem aos seus respectivos pontos de vacinação, de acordo com o agendamento do Saúde Digital. São 93 postos de saúde envolvidos na força-tarefa. Além disso, houve a criação de um ponto de vacinação exclusivo no Centro de Eventos.

Os adolescentes precisam ter cadastro no sistema de vacinação e autorização dos pais para que a escola faça o transporte até os respectivos pontos de vacinação. Para conseguir a participação da família, a SME através de agentes escolares identifica o público que ainda não efetuou o cadastro no Saúde Digital e realiza uma abordagem explicando os perigos da Covid-19. Em seguida, faz o registro no sistema e em alguns casos encaminha os parentes não imunizados aos locais de vacinação onde os alunos receberão a vacina.

Atualmente, a Rede Municipal tem 73.428 mil adolescentes matriculados nas escolas públicas de Fortaleza que estão aptos a receber o imunizante contra a Covid-19. De acordo com dados da SME e SMS, 50.462 alunos estão vacinados com a D1, sendo 73% dos adolescentes matriculados. A ação objetiva até o fim do mês imunizar os 23 mil restantes.

Mais notícias de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags